Vereadores de Aracaju iniciam ano legislativo sob protestos | F5 News - Sergipe Atualizado

Vereadores de Aracaju iniciam ano legislativo sob protestos
Política 15/02/2017 14h35 - Atualizado em 15/02/2017 14h40 |


Por F5 News

Os vereadores de Aracaju retomaram às atividades nesta quarta-feira (15). O parlamento municipal teve uma renovação de 66% nas últimas eleições.

Enquanto o ano legislativo era iniciado, em sessão ordinária com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), servidores do Município faziam um protesto silencioso na galeria da CMA e integrantes do movimento Não Pago se manifestavam na porta da chamada Casa do Povo.

Os funcionários do Município querem convencer os vereadores a modificar o projeto de Lei encaminhado pelo Executivo autorizando a concessão de um abono aos servidores que optarem por fazer um empréstimo para receber o valor integral do salário de dezembro, que será parcelado em 12 meses.

Já os manifestantes do Não Pago reivindicam a realização de uma audiência pública para discutir os assuntos relacionados à tarifa do transporte coletivo na capital, como a fórmula de cálculo e as denúncias de um suposto pagamento de propina para aprovação dos aumentos.

Plenário

No início da sessão, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-vereador Abrahão Crispim, que faleceu na última sexta-feira.

O presidente da CMA, Nitinho Vitale (PSD), afirmou que fará uma administração democrática na Câmara.

“Nosso objetivo é fazer um debate aberto e transparente, tanto para os parlamentares da situação como os da oposição. Não queremos que aqui seja uma ditadura, pois precisamos defender os interesses da sociedade”, disse.

O prefeito Edvaldo Nogueira destacou a importância da harmonia entre os poderes, sobretudo nesse momento em que a administração municipal se vê diante da tarefa denominada por ele como “reconstrução da cidade”.

“Aracaju nunca tinha se encontrado numa situação tão caótica como nos últimos quatro anos e nosso objetivo é trabalhar cada vez mais para enfrentar os problemas e não ficar reclamando da dívida herdada”, ressaltou Edvaldo.

O comunista elencou ações dos 45 primeiros dias de sua gestão, entre elas, o pagamento do 13º salário de 2016, o programa de limpeza pública e o programa de segurança dos terminais de ônibus.

O prefeito ainda reforçou que uma comissão já está avaliando a viabilidade de revisão do projeto que modificou a base de cálculo do IPTU e anunciou que trabalhará ao longo deste ano para a implantação do Plano de Mobilidade Urbana e para a licitação do lixo.

“Nesses 45 dias, mostramos que podemos governar com consenso, de maneira democrática, respeitosa, a partir do momento em que sabemos o que queremos fazer e como fazer. Sei que, graças a Deus, eu não estou sozinho. Sei que posso contar com a Câmara. É nisso que eu acredito. Na união de todos. Na convergência dos melhores interesses pelo bem da cidade”, afirmou Edvaldo.

Foto: César de Oliveira/CMA

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Michael Melo/ Metrópoles
31/12/2025 11h33 Oposição consegue assinaturas para instalação da CPMI do Banco Master
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado