Nutri explica por que comer lentilha dá sorte para saúde do intestino
A nutricionista Ingrid Albuquerque detalha os benefícios da lentilha para a saúde. A leguminosa contém uma série de nutrientes Cotidiano | Por Metrópoles 01/01/2026 10h00 |Pernil, bacalhau, farofa, salpicão, lombo, pavê e salada de macarrão são alguns dos pratos que “recheiam” a mesa da ceia de Ano-Novo. Para os supersticiosos, não pode faltar a lentilha. No Brasil, tornou-se tradição comer a leguminosa na virada e guardar alguns grãos na carteira por trazer sorte e fortuna. Independentemente de acreditar ou não nas simpatias, algo comprovado é que o alimento beneficia a saúde.
De acordo com a nutricionista Ingrid Albuquerque, a lentilha é uma leguminosa nutritiva e funcional: “Fonte de proteínas vegetais, fibras e minerais importantes, o alimento contribui para a saciedade e ao bom funcionamento do intestino, além do controle da glicemia”. Ela ressalta que a opção favorece a saúde cardiovascular e auxilia na manutenção da massa muscular quando associada a uma alimentação equilibrada.
Outro benefício mencionado pela especialista em intestino é que a lentilha tem baixo índice glicêmico, assim, ajuda a evitar picos de glicose no sangue. Quanto a esse efeito, a expert explica o motivo de “ser especialmente interessante em refeições como a ceia”: “[A ceia de Ano-Novo] Acontece mais tarde, no momento que a ação da insulina não é tão eficiente.”
Com relação às propriedades da leguminosa, Ingrid lista que a lentilha é rica em fibras solúveis e insolúveis, proteínas vegetais, ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas do complexo B, especialmente o ácido fólico. “Também contém compostos antioxidantes, como os polifenóis, que atuam no combate ao estresse oxidativo e à inflamação no organismo”, complementa.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.
