Lagarto: Câmara Criminal do TJ mantém prisão de Valmir Monteiro | F5 News - Sergipe Atualizado

Lagarto: Câmara Criminal do TJ mantém prisão de Valmir Monteiro
Defesa pode entrar com pedido de habeas corpus no STJ ou recurso no Pleno do TJ
Política | Por Fernanda Araujo 30/04/2019 14h15 - Atualizado em 30/04/2019 15h37 |


A desembargadora Ana Lúcia dos Anjos, da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), negou hoje (30) o pedido de habeas corpus do prefeito afastado de Lagarto, Valmir Monteiro. Este era o único voto que faltava para definir pela manutenção da prisão ou liberdade de Valmir, preso na Operação Leak do Ministério Público.

O julgamento de mais um recurso da defesa foi iniciado na última terça-feira (23) na Câmara Criminal, que possui três membros, e terminou empatado. O pedido recebeu um voto a favor da liberdade pela juíza convocada Maria Angélica França e Souza, e outro contrário do juiz e relator do processo, Marcel Britto - que entendeu ser necessária a prisão para garantia da ordem pública e evitar riscos à instrução.

A audiência foi suspensa após a desembargadora Ana Lúcia dos Anjos pedir vistas ao processo, adiando a data do julgamento para a manhã de hoje, com o objetivo de que o material fosse examinado mais criteriosamente antes do voto.

Acompanhando o voto do relator, a desembargadora entendeu haver indícios de lavagem de dinheiro, organização criminosa e destruição de provas para atrapalhar as investigações relacionadas a acusação de desvio de recursos públicos do matadouro de Lagarto.

Afastado do cargo desde novembro do ano passado, Valmir Monteiro e outras três pessoas são acusadas pelos crimes de lavagem de dinheiro, ambiental e de sonegação fiscal, após investigações que culminaram na prisão deles em fevereiro deste ano, sobre um suposto esquema de desvio de recursos públicos do matadouro municipal. 

Até agora, Valmir é o único dos investigados que permanece preso, mesmo após recursos no Supremo Tribunal Federal (STF). Em março, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus a Igor Ribeiro Costa, genro do prefeito, também alvo da operação. Já na última sexta (26), o juiz Marcel de Castro Britto concedeu liberdade a outros dois réus: o empresário Joel do Nascimento Cruz e o ex-secretário de Finanças, Anderson Souza de Andrade.

Ao F5 News, a defesa de Valmir informou que vai analisar quais medidas devem ser tomadas. Uma das alternativas será entrar com pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça. "Outro caminho é um recurso para o Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe, em razão de termos um voto favorável", disse. A defesa alega que Valmir não representa risco à sociedade ou aos desdobramentos do processo, já que ele permanece afastado da gestão do município.

 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Michael Melo/ Metrópoles
31/12/2025 11h33 Oposição consegue assinaturas para instalação da CPMI do Banco Master
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado