Saiba como evitar que a esponja de pia vire um criadouro de bactérias
Biomédico explica o que fazer para evitar proliferação de bactérias na cozinha Brasil e Mundo | Por Metrópoles 03/11/2021 08h00 |Você sabia que a cozinha possui mais bactérias do que o banheiro? A combinação de umidade e restos de comida transforma o espaço no local ideal para o desenvolvimento desses microrganismos. E, dentro da cozinha, as esponjas de pia são um perigo ainda maior.
O biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, comenta que o as esponjas contém água, alimento e esconderijo, formando o espaço “dos sonhos” para germes se estabelecerem.
“Não existe local que é mais limpo que o banheiro, constantemente estamos limpando e usando desinfetantes. O local mais contaminado em uma casa é a cozinha, pois é neste local que recebemos hortaliças, carnes, caixas e embalagens vindas de supermercados e feiras livres, que trazem consigo vários microrganismos provenientes de adubos, terra, granjas e matadouros”, explica.
Para evitar que sua esponja de lavar louças se torne em um criadouro de bactérias, é importante seguir alguns hábitos: lavar e enxaguar bem, imergir em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária por um litro de água por cinco minutos, torcer e manter em um local seco, nunca sobre o sabão. A indicação é que esta rotina de descontaminação seja feita diariamente.
Continue lendo no Metrópoles, parceiro do F5News.

