MEC inclui nova regra e divulga cronograma do Sisu 2026; veja as datas
Sistema passa a considerar o melhor desempenho do candidato nas três últimas edições do Enem e terá a maior oferta de vagas da história Brasil e Mundo | Por Metrópoles 24/12/2025 07h37 |O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (23), o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, que reúne as principais datas e regras do processo seletivo para ingresso em instituições públicas de ensino superior.
O Sisu é o programa do governo federal que seleciona estudantes com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A principal novidade a partir da próxima edição é a mudança no critério de classificação: o sistema passará a considerar o melhor resultado obtido pelo candidato em uma das três últimas edições do Enem 2023, 2024 ou 2025. Até então, apenas a nota mais recente era utilizada.
Sendo assim, com a nova regra, o sistema selecionará automaticamente a melhor nota do estudante entre as três edições imediatamente anteriores ao processo seletivo, ampliando as chances de ingresso no ensino superior público.
Cronograma do Sisu 2026
●Inscrições: 19 a 23 de janeiro.
●Resultado da chamada regular: 29 de janeiro.
●Matrículas: a partir de 2 de fevereiro.
●Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
