EDITORIAL: Os serviços que movem o Brasil | F5 News - Sergipe Atualizado

EDITORIAL: Os serviços que movem o Brasil
Brasil e Mundo 25/10/2011 07h05 |


 

O Grande Encontro do Setor de Serviços, evento que acontece hoje em Brasília, no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), tem uma relevância econômica e social para o Brasil que é preciso pontuar. Essa importância se expressa, inclusive, pela presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que fará palestra abordando “A importância do setor de Serviços para o Governo Federal”.

O encontro é uma realização da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços, presidida pelo deputado federal de Sergipe Laércio Oliveira. A pujança do segmento se traduz pelos números expostos no material de divulgação da Frente: os Serviços representam 68,5% do PIB brasileiro, uma potência fruto dos esforços de quase 880 mil empresas do segmento, as quais empregam cerca de 9, 2 milhões de trabalhadores, conforme dados do IBGE.

No aspecto social, os benefícios são largamente pulverizados, haja vista que a atividade terciária de serviços engloba diversas áreas, em igualmente variados níveis de qualificação. Entre elas, estão tecnologia da informação, refeições coletivas, serviços gerais, contabilidade, TV por assinatura, logística e distribuição, telemarketing e engenharia de montagem.

Ampliar o diálogo sobre as especificidades do setor e os impulsos que lhe podem ser garantidos revela-se, assim, um interesse generalizado, um caminho certo para o bem comum. Que o encontro de hoje seja, de fato, um primeiro passo para a concretização dos objetivos da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços: organizar e fortalecer o segmento, defender a geração de emprego formal e a melhor distribuição da renda, além do aprimorar as relações de trabalho.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Breno Esaki/ Metrópoles/ @BrenoEsakiFoto
19/12/2025 12h00 TCU vê indícios de precipitação em liquidação do Master e dá 72h para BC se explicar
Reprodução/ Metrópoles
19/12/2025 09h01 Por 9 x1, STF encerra julgamento e derruba trechos do Marco Temporal
Reprodução Anvisa
18/12/2025 21h00 Anvisa aprova novo marco para medicamentos fitoterápicos no Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/12/2025 09h06 INSS: PF faz nova operação contra descontos ilegais de pensionistas
Tânia Rêgo/Agência Brasil
18/12/2025 08h46 Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado