Observatório de Sergipe divulga dados do PIB municipal dos anos de 2022 e 2023
Em parceria com o IBGE, o estudo anuncia o ranking das dez maiores economias sergipanas e as cidades com maior PIB per capita no período Cotidiano | Por Agência Sergipe 19/12/2025 16h36 |O Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), divulgou nesta sexta-feira, 19, os dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios sergipanos referentes aos anos de 2022 e 2023. O estudo é resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apresenta, de maneira excepcional, o resultado de dois exercícios com informações gerais.
O relatório informa que o ranking das cidades com as principais economias em 2023, ou seja, com maior PIB, foram Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Canindé de São Francisco, Itabaiana, Estância, Barra dos Coqueiros, Lagarto, Laranjeiras, São Cristóvão e Itaporanga D’Ajuda. No mesmo ano, as cidades com o maior PIB per capita, calculado pela divisão do valor do PIB municipal pelo número de habitantes, foram Canindé de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Rosário do Catete e Frei Paulo.
Além disso, o Observatório de Sergipe destaca a queda de 3,3 pontos percentuais (p.p.) em relação à concentração do PIB Estadual nos municípios com as maiores economias. Enquanto em 2022, a soma dos PIBs das dez principais cidades correspondia a 70,3% do PIB Estadual, em 2023, essa participação foi reduzida para 67%, que equivale a cerca de R$ 40 bilhões.
O superintendente de Estudos Socioeconômicos do Observatório de Sergipe, Danilo Macedo, explica que essa queda de concentração é um indicador positivo, que mostra que a economia do Estado está crescendo em várias localidades. “Em relação ao resultado, o que se destaca para nós, positivamente, é a desconcentração da economia sergipana, uma vez que a participação dos dez principais municípios caiu 3 p.p em relação ao ano anterior. Isso denota a interiorização do crescimento econômico no estado, apontando para uma melhor distribuição do produto e da renda em Sergipe”, destaca.
A publicação dos dados de 2022 ocorre neste ano de 2025 em decorrência de comunicado do IBGE publicado em 2024 a respeito dos trabalhos relacionados com a mudança de ano base do Sistema de Contas de 2010 para 2021. Segundo a publicação da Diretoria de Pesquisas, essa divulgação apresentará o PIB a preços de mercado para os 5.570 municípios brasileiros sem a abertura do valor adicionado bruto pelas atividades econômicas, como Agropecuária, Indústria e Serviços.
O IBGE explicou, ainda, que a divulgação do PIB dos Municípios com a abertura das atividades econômicas voltará a ser disponibilizada após a publicação da nova série do Sistema de Contas Nacionais ano base 2021.
Para conferir esse e outros estudos na íntegra, acesse o site do Observatório de Sergipe clicando aqui.
