Covid: Fiocruz conclui produção dos primeiros lotes do IFA nacional
Previsão é que entregas comecem a ser feitas ainda no último trimestre de 2021 Brasil e Mundo | Por Metrópoles 27/09/2021 20h30 - Atualizado em 28/09/2021 06h18 |A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta segunda-feira (27/9), por meio de seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), que concluiu a produção dos primeiros lotes “de pré-validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional da vacina Covid-19”.
Segundo o instituto, o insumo passará por testes de controle de qualidade na instituição para, em seguida, ser encaminhado para a etapa de processamento final do imunizante. O primeiro lote de pré-validação, finalizado anteriormente no início de setembro, também está em análise.
A fundação explica que os dois lotes servem para demonstrar que o processo funciona “conforme o esperado e eventualmente para detectar a necessidade de adequação nos documentos e processos. Ambos foram produzidos em condições de Boas Práticas de Fabricação (BPF), com todos os procedimentos, protocolos de produção e de validação já aprovados”.
Leia mais no Metrópoles, parceiro de F5News
