Anvisa cobra da Casa Civil passaporte da vacina e restrição de voos
Agência reforça orientações anteriores, ainda não analisadas pelo governo federal Brasil e Mundo | Por Metrópoles 01/12/2021 22h00 |A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou novo ofício à Casa Civil nesta quarta-feira (1º/12), assinado pelos cinco diretores, reforçando as orientações já feitas sobre restrição de fronteiras e adoção do passaporte da vacina. A agência recomenda a restrição de voos vindos de Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.
As prescrições da Anvisa estão sendo avaliadas pelo grupo interministerial responsável pelo fechamento de fronteiras. Casa Civil e os ministérios da Saúde, Infraestrutura e Justiça ainda não se manifestaram sobre a inclusão de novos países na lista de restrições e não têm se mostrado favoráveis à adoção do passaporte da vacina.
“Diante das restrições estabelecidas de forma global pelos demais países, a inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde”, aponta a agência.
Leia mais no Metrópoles, parceiro de F5News
