Academia Nacional de Medicina alerta para uso de canetas emagrecedoras | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Academia Nacional de Medicina alerta para uso de canetas emagrecedoras
Organismos internacionais de medicina estão preocupados com o uso discriminado da medicação no Brasil
Brasil e Mundo | Por F5 News 08/10/2025 10h56 |


A Academia Nacional de Medicina (ANM) faz um alerta à população sobre o perigo do uso indiscriminado das novas drogas para emagrecimento. O Brasil é o campeão de vendas de medicamentos como ozempic e monjauro, conhecidas como “canetas emagrecedoras”, e os organismos internacionais de medicina já estão de olho e preocupados com o fato. 

Parte das pessoas que utilizam essas “canetas”, solicitam aos médicos porque não querem fazer dieta, nem ir para academias de ginástica vão atrás da facilidade e estão usando medicamentos sem evidências de uso e segurança para casos que envolvem tratamentos estéticos.

Segundo a ANM, o número de pessoas que chegam aos consultórios médicos, apenas para conseguir uma receita médica para as drogas, aumentou. O problema é que alguns médicos estão receitando esses medicamentos para quem quiser, principalmente para pessoas com um poder aquisitivo maior, por se tratar de um medicamento caro.

A presidente do ANM e referência de pesquisa clínica, a doutora Eliete Bouskela, reforça o alerta para o uso estético das “canetas emagrecedoras”. “A caneta está sendo mal usada por pessoas que querem caber no vestido de casamento, de madrinha, então usam e depois deixam de usar, e isso não é bom. O uso dessas canetas deve ser discutido com os médicos, porque quando as pessoas param de usar, o peso anterior volta e pode voltar ainda maior”

A recomendação é que essas canetas devem ser usadas em pessoas que tem obesidade, porque a obesidade é uma doença crônica. O Brasil convive com 60% de pessoas com sobrepeso e 30% são obesos. O custo de sobrepeso e obesidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) é alto, por isso, a cirurgia bariátrica deve ser incentivada, é um procedimento mais eficiente a médio e longo prazo do que qualquer medicamento.

“A medicação oferece um tratamento contra obesidade e dependo de qual você use, seja ozempic ou monjuaro você pode perder até 40% do peso que você deseja perder. O resultado pode ser melhor, se você atrelar um exercício físico com a medicação, porque caso contrário a pessoa corre o risco de perder massa magra”, complementou a doutora Eliete Bouskela.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução/ Metrópoles
19/12/2025 09h01 Por 9 x1, STF encerra julgamento e derruba trechos do Marco Temporal
Reprodução Anvisa
18/12/2025 21h00 Anvisa aprova novo marco para medicamentos fitoterápicos no Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/12/2025 09h06 INSS: PF faz nova operação contra descontos ilegais de pensionistas
Tânia Rêgo/Agência Brasil
18/12/2025 08h46 Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
Freepik
18/12/2025 07h14 STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado