Prefeitura de Aracaju pagará o piso nacional do magistério | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeitura de Aracaju pagará o piso nacional do magistério
Sindicato não comparece ao anúncio, mas fala e negociação
Política 01/04/2013 09h57 |


Por Elisângela Valença

A manhã de hoje foi marcada por uma série de anúncios para os professores da rede municipal de ensino. A Educação de Aracaju, agora, terá metas a cumprir e os professores participarão de programas de qualificação, receberão 14º salário e passarão a contar com o piso nacional do magistério.

Estes anúncios foram feitos numa entrevista coletiva com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e a secretária Municipal de Educação, Márcia Valéria Lira Santana. A coletiva contou com a presença de vereadores, outros secretários municipais e alguns professores da rede, mas a direção do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) não apareceu, nem mandou representação.

A partir de agora, os professores do município recebem de acordo com o piso e o reajuste nacional. Para 2013, o reajuste do piso nacional ficou em 7,97% e um professor em início de carreira, de nível médio e com carga horária de 40 horas tem um salário inicial de R$ 1.567. São estes os valores da rede municipal de ensino.

“Estamos cumprindo integralmente a Lei 11.738, que determina o piso nacional dos professores. Estamos pagando o piso e os percentuais de reajuste para todos os níveis de carreira”, disse a secretária de Educação, Márcia Valéria. “E este reajuste será retroativo a janeiro de 2013 e também valerá para os inativos”, acrescentou o prefeito João Alves.

Segundo o prefeito, esta é uma forma de valorizar os professores. “O professor faz parte de uma categoria muito importante, pois é o professor que gera as transformações na sociedade”, disse. “Quando há empenho, apoio e valorização do professor, os resultados são os melhores”, acrescentou.

O prefeito disse que uma das metas para a Educação é mudar a colocação de Aracaju entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Aracaju é, hoje, o pior IDEB entre as capitais brasileiras. Ao final destes quatro anos de mandato, Aracaju será a primeira colocada entre as capitais”, prometeu o João Alves.

O prefeito João Alves disse que buscou a inspiração para a valorização dos professores numa viagem que fez ao sudeste asiático, há cerca de trinta anos atrás. “Visitei Hong Kong, Taiwan, Singapura e a Coreia e vi o investimento que faziam na Educação. Eles sabiam que este seria o elemento transformador da sociedade e hoje temos a prova disso pela realidade deles”, disse.

Apesar deste reajustes, os professores continuam com defasagem salarial. Esta é a informação da presidente do Sindipema, a professora Maria Magna Araújo Santos. Segundo ela, a perda salarial é de 15,09%, referente a 2011 e 2012. “Nós ainda estamos em negociação. Sentamos no último dia 25 com a prefeitura e apresentamos nossas reivindicações. Uma já foi atendida, mas ainda existem outras”, explicou a presidente.

Ela informou que solicitou uma tabela da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) com a distribuição dos reajustes. “Vamos estudar os valores, analisar e avaliar com toda a categoria e só então nos pronunciar”, disse professora Maria Magna, acrescentando que, ainda esta semana, acontece uma assembleia geral dos professores municipais.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Alese
23/12/2025 16h21 Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais
Fábio Vieira/ Metrópoles
23/12/2025 12h11 Defesa de Bolsonaro pede internação para dia 24 e cirurgia no Natal
Breno Esaki/ Metrópoles
23/12/2025 07h18 De Antifacção a fim da reeleição: o que ficou para 2026 no Congresso
Redes sociais/Reprodução
22/12/2025 14h06 Irmão de Zezé di Camargo & Luciano anuncia pré-candidatura por Sergipe
Pedro França/Agência Senado
22/12/2025 06h27 Entenda o corte de incentivos fiscais aprovado pelo Congresso
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado