Novo presidente da CMA é a favor do reajuste dos vereadores | F5 News - Sergipe Atualizado

Novo presidente da CMA é a favor do reajuste dos vereadores
Política 09/01/2017 13h14 - Atualizado em 09/01/2017 14h55 |


Por Fernanda Araujo e Will Rodrigues

O vereador Josenito Vitale, Nitinho (PSD), novo presidente da Câmara Municipal de Aracaju, reafirmou que é a favor do reajuste dos salários dos parlamentares - um aumento de quase R$ 19 mil por mês que foi bastante discutido no final do ano passado.

Em entrevista ao F5 News nesta segunda-feira (9), Nitinho, que votou a favor do aumento, projeto aprovado em maio de 2016, disse ser consciente do seu papel na Casa e que continua sendo a favor.

“Nunca dei o pé para trás. O aumento é constitucional, constantemente servidores públicos de todo o país, no nosso Estado, Município, estão reivindicando seus aumentos, seus ganhos e claro que naturalmente nós também merecemos”, afirmou o presidente.

Para ele, o momento é adequado já que amparado na Lei. “Temos que aumentar seis meses de um pleito para outro o salário do vereador e digo que o aumento de um ano para outro é de 6% na prática”, disse.

Quando o aumento foi divulgado, apenas seis meses após a aprovação do projeto, a justificativa apresentada pelo presidente foi de que os vereadores só recebem aumento a cada quatro anos e o percentual concedido está de acordo com a previsão constitucional de que a remuneração dos vereadores corresponda a 75% do valor recebido pelos deputados estaduais.

Nitinho diz que não tem porque criar tumulto, já que tudo foi feito às claras. “A própria sociedade vive diariamente na Câmara reivindicando seus direitos, conversando com os vereadores, fazendo seus projetos pessoais. O projeto não foi votado às escuras, foi votado com nossa presença naquela Casa, não sei porque não divulgou na época. Temos vereadores da oposição que votaram contrários e também não se divulgou na época. Então não tem porque estar receoso com essa questão”, acrescenta.

Enquanto isso, o requerimento que revoga o reajuste salarial, apresentado pelo vereador Iran Barbosa (PT), sequer entrou em discussão na Casa. Nitinho se compromete, porém, a discutir o assunto com a maioria da bancada, que deve definir se colocam ou não o requerimento em plenário.

Foto: Ascom/CMA

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Michael Melo/ Metrópoles
31/12/2025 11h33 Oposição consegue assinaturas para instalação da CPMI do Banco Master
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado