Nitinho antecipa eleição e se reelege presidente da CMA | F5 News - Sergipe Atualizado

Nitinho antecipa eleição e se reelege presidente da CMA
Política 10/08/2017 11h57 - Atualizado em 10/08/2017 12h19 |


Por Fernanda Araujo

Com um pouco mais de meia hora de atraso, foi iniciada a votação para o biênio 2019/2020 da mesa diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), antecipada para esta quinta-feira (10). Mesmo após polêmicas, venceu a chapa única encabeçada por Josenito Vitale (PSD), Nitinho, atual presidente da Casa. A posse foi convocada para o dia 2 de janeiro de 2019. 

Apenas uma chapa foi inscrita, já que para a oposição não houve tempo hábil para que outras chapas se inscrevessem. A votação foi iniciada às 10h39 e foi eleita a chapa de Nitinho com 20 votos favoráveis e 4 abstenções. Para vice foi eleito o vereador Thiaguinho (PMB); 1° Secretário o Dr. Gonzaga (PMDB), 2° Secretário, vereador Isac Silveira (PCdoB) e 3° Secretário, Seu Marcos (PHS).

A eleição para a presidência da Câmara foi anunciada na manhã de ontem e os vereadores tiveram menos de 24 horas para encabeçar uma chapa. A eleição só deveria acontecer em dezembro de 2018, conforme Regimento. Os vereadores disseram que foram pegos de surpresa com a notícia e não entenderam o que teria motivado a antecipação.

Os vereadores Iran Barbosa (PT) e Kitty Lima (REDE) se abstiveram da votação.

“O Art 84 da Lei Orgânica pode gerar margem para interpretação forçada para ter dois mandatos numa legislatura. A eleição tem que ter o mínimo de 12 horas e tem que ser até encerramento do segundo ano da atual legislatura, de 24 meses. Estamos no início do primeiro ano da legislatura. Independente, essa eleição é intempestiva, não é razoável que um mandato, com um terço do seu tempo previsto, que ainda está na metade do exercício do mandato, já se propõem para posse de uma mesa de 2019. Eleições é para renovação, ora, se a mesa diretora está tendo essa prerrogativa, significa que não vai ter nova eleição. Não acho isso democrático”, diz Iran.

“Acho que foi todo muito rápido, não tenho problema pessoal com ninguém da mesa, desejo bom trabalho, mas não me senti satisfeita com essa situação, foi muito confuso”, critica Kitty.

Alguns vereadores que se disseram ser contra a antecipação votaram a favor da chapa, a exemplo de Lucas Aribé e do líder da oposição Elber Batalha, ambos do PSB. Batalha acrescentou que a medida é legal, mas abre precedentes ruins que não condizem com o que se espera da dinâmica da administração. “Estamos com o novo regimento pronto para ser votado, a partir dessa mudança a eleição vai ser a partir de dezembro no segundo ano da legislatura. Desejo sucesso na gestão de Nitinho”, afirma.

Ao final da votação, o presidente disse respeitar os votos de abstenção, sem problemas pessoais, e agradeceu o apoio dos demais parlamentares."Não existe manobra, mas um trabalho que precisa de tempo para ser realizado, todos os vereadores elogiaram o trabalho que estamos fazendo a frente da CMA. A discussão foi transparente, isso é natural em qualquer poder legislativo", conclui Nitinho, em entrevista à imprensa. 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
02/01/2026 08h17 Lula sanciona Orçamento com veto a reajuste do Fundo Partidário
Michael Melo/ Metrópoles
31/12/2025 11h33 Oposição consegue assinaturas para instalação da CPMI do Banco Master
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado