Acusados de infidelidade, vereadores são expulsos do DEM em Ribeirópolis | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Acusados de infidelidade, vereadores são expulsos do DEM em Ribeirópolis
Vereadores Zé Véio, Miguel da Loja e Daisy Lima não fazem mais parte do partido
Política | Por Laís de Melo 26/01/2022 13h55 - Atualizado em 26/01/2022 14h01 |


Os vereadores do município de Ribeirópolis José Alberto Nascimento, ou Zé Veio, como é mais conhecido, Miguel Antônio dos Santos, ou Miguel da Loja, e Daisy Ivan Lima foram expulsos do Partido Democratas (DEM) sob acusação de estarem sendo desrespeitosos e infiéis. 

O partido divulgou uma nota na qual informa a decisão do diretório e apontando que os parlamentares “colocaram os interesses individuais à frente dos seus correligionários e eleitores”. 

Uma reunião foi realizada no dia 14 de janeiro, com membros da Executiva Municipal do DEM de Ribeirópolis, onde foi definido por unanimidade a expulsão dos vereadores. A nota foi assinada pelo então presidente do partido no município, Ângelo Céspedes Passos. 

F5News tentou contato com os três parlamentares expulsos, no entanto, somente o vereador Zé Véio se posicionou. Segundo ele, os gestores do município, assim como o presidente do DEM, Ângelo Passos, são “pessoas de bem” e, portanto, “não tem nada a declarar sobre a decisão”. 

O partido informou ao F5News que não irá se manifestar sobre o assunto além do que já sinalizou em nota. No entanto, conforme apurado pela reportagem, um dos motivos que pode ter levado à decisão de expulsão foi o fato de que os vereadores votaram contra a chapa que o partido apresentou para concorrer à presidência da Câmara Municipal em 2020.

Além disso, conforme a mesma fonte, vários projetos da prefeitura sobre aumento de imposto, criação de taxa de esgoto, entre outros, apesar de a bancada do Democratas orientar para que votassem contra, os três vereadores votaram a favor, o que foi considerado infidelidade partidária. 

Questionado sobre as possíveis motivações que levaram à expulsão, o vereador Zé Véio respondeu: 

“Nunca houve uma palavra direta do partido para dizer se deveríamos votar favorável ou contra um projeto na Câmara. E ainda mais, o voto é meu. Eu decido se voto sim ou não. Mas nunca houve nenhum direcionamento do partido sobre isso. A gente vota de acordo com a população. Se vai prejudicar a população, se não vai. Eu não voto contra o povo”, disse o parlamentar. 

O portal mantém o espaço aberto para que os outros dois parlamentares possam se posicionar, se assim desejarem.

Edição de texto: Monica Pinto
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Redes sociais/Reprodução
25/12/2025 10h11 Em carta, Bolsonaro confirma indicação de Flávio como pré-candidato
Alese
23/12/2025 16h21 Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais
Fábio Vieira/ Metrópoles
23/12/2025 12h11 Defesa de Bolsonaro pede internação para dia 24 e cirurgia no Natal
Breno Esaki/ Metrópoles
23/12/2025 07h18 De Antifacção a fim da reeleição: o que ficou para 2026 no Congresso
Redes sociais/Reprodução
22/12/2025 14h06 Irmão de Zezé di Camargo & Luciano anuncia pré-candidatura por Sergipe
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado