Governo foi surpreendido com decisão da Petrobras sobre hibernação da Fafen | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo foi surpreendido com decisão da Petrobras sobre hibernação da Fafen
Decisão pode fechar milhares de postos de trabalho em Sergipe e preocupa trabalhadores do setor
Economia | Por F5 News 05/11/2018 16h55 - Atualizado em 05/11/2018 17h17 |


A nova data prevista para hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), no município de Laranjeiras (SE), foi comunicada pela Petrobras na última quarta-feira (31), e pegou muita gente de surpresa, inclusive o Governo do Estado, disse ao F5 News, nesta segunda-feira (05), o assessor do governo para Políticas de Desenvolvimento, Oliveira Júnior.

“Foi uma completa surpresa, porque a conversa anterior foi totalmente diferente, não havia data e a Petrobras inclusive se dispôs ao diálogo, retomando as atividades de grupo de trabalho e se propondo a discutir condições de maior competitividade para empresa”, comentou Oliveira.

O assessor disse também que o governo vê com preocupação essa situação, e que é totalmente contrário ao fechamento da planta. “Nós produzimos vários estudos, mostramos que apenas dois anos de prejuízo, como aponta a Petrobras, não são suficientes para uma decisão desse porte e desde o inicio manifestamos a nossa posição contrária”.

Ainda de acordo com Oliveira Júnior, o que causa estranheza é justamente essa mudança de posição, já que não faz sentido a hibernação da planta para uma empresa que quer se desfazer de um ativo. “Todo o esforço que estamos propondo fazer é no sentido de valorizar a empresa, de fazer com que ela tenha condições de produzir mais, de oferecer mais emprego e mais renda. Isso seria uma solução definitiva a longo prazo”, afirma.

No entanto, Oliveira Júnior diz que nesse momento a decisão do governo é de esperar a troca da direção, que deve ocorrer no início do ano, para assim retomar as discussões e tentar impedir a suspensão das atividades da fábrica no estado.

“A nossa posição continua a mesma, a luta continua, não podemos abrir mão de uma planta de produção de fertilizantes como é a Fafen, e queremos mostrar isso a Petrobras, mas é preciso uma postura de maior diálogo da empresa”, disse.

O diretor do Sindipetro (SE), Bruno Campos, discorda dessa postura do governo e diz que o momento de ir à luta é agora. “Não podemos ficar de braços cruzados esperando para ver o que acontece na próxima gestão, não podemos perder tempo, o governo precisa agir desde já”, defende.

Segundo Campos, a hibernação da Fafen irá causar um grande impacto social e econômico no estado, com o fechamento de milhares de postos de trabalho. “Além dos 750 empregos diretos, a Fafen gera mais de 5 mil empregos indiretos através de empresas que dão suporte à operação e, principalmente, às diversas fábricas de fertilizantes que estão instaladas na região devido à proximidade de acesso à matéria primeira. Com o fechamento, essas empresas podem ir embora”, adverte.

 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Tomaz Silva/ Agência Brasil/ Metrópoles
02/01/2026 10h26 Mega da Virada: apostas on-line ganhadoras são de SP, RJ e MG
Tomaz Silva/Agência Brasil
31/12/2025 14h38 Lotéricas ficam cheias em dia de sorteio da Mega da Virada
Freepik
31/12/2025 09h40 China aplicará tarifa de 55% sobre a carne brasileira a partir de 1° de Janeiro
Joédson Alves/ Agência Brasil
31/12/2025 07h36 Reajuste dos servidores terá impacto de R$ 25,4 bilhões em 2026
Freepik/Ilustrativo
30/12/2025 16h56 Estoque da dívida pública federal chega a R$ 8,48 trilhões em novembro
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado