Psiquiatra aponta sinais de que o consumo de álcool passou do limite
O alcoolismo é responsável por 10,5% das mortes ligadas ao álcool no Brasil e causa 21 óbitos por dia, segundo dados do IBGE Cotidiano | Por Metrópoles 17/01/2026 17h00 |O consumo de álcool, visto como parte da rotina social pela maioria das pessoas, está associado a números preocupantes no Brasil. O alcoolismo é responsável por 10,5% das mortes relacionadas à ingestão de bebidas alcoólicas no país, provocando cerca de 21 óbitos por dia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda assim, os sinais de excesso costumam passar despercebidos, principalmente quando a pessoa consegue manter as próprias atividades diárias. Entre 2022 e 2023, houve um aumento de 2,8% nas hospitalizações por alcoolismo, equivalente a cerca de quatro internações por hora.
As informações fazem parte do anuário “Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2025″, elaborado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), com base em dados do DataSUS e do IBGE.
O levantamento aponta ainda que 11 estados brasileiros registram taxas de morte por alcoolismo acima da média nacional, enquanto oito estados superam o índice médio de internações.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
