Fapitec/SE bate recorde de investimentos em ciência, tecnologia e inovação em 2025
Volume de recursos executados pela fundação ultrapassa R$ 21,5 milhões e consolida crescimento expressivo, em Sergipe Cotidiano | Por Agência Sergipe 28/12/2025 17h30 |A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), alcançou em 2025 o maior volume de investimentos já executado em ciência, tecnologia e inovação em sua história. Ao longo do ano a fundação executou R$ 21.599.843,65, valor que representa um crescimento significativo, evidenciando o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico no estado.
Os recursos aplicados possibilitaram a contratação e execução de 1.379 projetos, contemplando diferentes áreas do conhecimento e contribuindo diretamente para o avanço da pesquisa, inovação e formação de recursos humanos qualificados em Sergipe. No total, foram 1.295 pesquisadores contratados e 1.965 bolsistas beneficiados, ampliando o alcance das ações da fundação e o impacto social dos investimentos realizados.
O setor produtivo também foi beneficiado pelos editais executados em 2025. Ao todo, 116 empresas receberam apoio da Fapitec/SE, fortalecendo a aproximação entre academia, governo e iniciativa privada, além de estimular o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas às demandas do mercado e da sociedade.
Outro indicador do crescimento da atuação da fundação é a evolução no número de editais lançados. Em 2023, foram publicados 23 editais, em 2024, 19, e, em 2025, o número saltou para 28 editais, refletindo a ampliação das oportunidades de fomento e a diversificação das linhas de apoio à pesquisa e à inovação.
Lançamento e retomada de editais
No conjunto de chamadas públicas lançadas na atual gestão, a Fapitec/SE se destacou pela criação de editais inéditos, alinhados a demandas emergentes e estratégicas para o desenvolvimento do estado. Entre as novas iniciativas estão os editais Sergipanas Empreendedoras, Interiorização, Residência em Inovação (Empresas), Educação Ambiental, Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), Indústria 4.0, Flor de Corte, Morango e Mangaba, Mudanças Climáticas, Residência Tecnológica no Setor Público e Apoio à Publicação.
Paralelamente, a fundação também promoveu a retomada de editais consolidados entre 2023 e 2025, reafirmando o compromisso com programas estruturantes e de reconhecida relevância para a comunidade científica e acadêmica. Chamadas como Universal, Promob, Proef, Prêmio João Ribeiro e Extensão voltaram a ser executadas, garantindo a continuidade do apoio à pesquisa básica e aplicada, à formação de recursos humanos, à valorização da produção científica e ao fortalecimento das ações de extensão. A combinação entre editais inéditos e retomados contribuiu para diversificar as oportunidades de fomento e consolidar uma política pública de CT&I mais abrangente em Sergipe.
