Troca de escova de dentes: saiba quando fazer e por que é importante
Usar a mesma escova de dentes por muito tempo pode causar mau hálito, cáries e infecções. Saiba como identificar o momento certo da troca Brasil e Mundo | Por Metrópoles 05/11/2025 13h15 |Trocar de escova de dentes pode parecer um detalhe trivial, mas está diretamente ligado à saúde bucal. Com o passar do tempo, as cerdas se desgastam, acumulam microrganismos e deixam de remover a placa bacteriana de forma eficaz.
Mesmo quem escova os dentes com frequência pode desenvolver cáries, gengivite ou mau hálito se a escova não estiver em boas condições. Maria Letícia Bucchianeri, coordenadora do curso de odontologia da faculdade Aria, em Brasília, explica que existem doenças que exigem a troca imediata após a recuperação.
“Pacientes com infecções respiratórias ou orais devem substituir a escova assim que se recuperarem, pois as cerdas podem abrigar os microrganismos causadores dessas doenças”, afirma Maria Letícia.
Quando trocar a escova de dentes
O principal sinal de que a escova dental perdeu a eficácia é a mudança no formato das cerdas. Quando elas se abrem em formato de leque, significa que estão incapazes de alcançar os espaços entre os dentes e a linha da gengiva, o que compromete a limpeza da boca.
Elisa Fatoreli, estomatologista e odontóloga hospitalar da Rede Casa, no Rio de Janeiro, conta que o acúmulo de placa bacteriana favorece o surgimento de doenças bucais. Além disso, as cerdas deformadas podem ferir a gengiva, causar sensibilidade e deixar os dentes mais suscetíveis à ação de bactérias.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.
