Programa Destino Futuro recebe 105 propostas para inovar o turismo no Nordeste | F5 News - Sergipe Atualizado

Turismo
Programa Destino Futuro recebe 105 propostas para inovar o turismo no Nordeste
Embratur e Porto Digital conecta startups e empresas do setor turístico
Brasil e Mundo 28/05/2025 11h32 |


O Programa Destino Futuro, que promove a conexão entre startups e empresas de turismo na área de atuação da Sudene, encerrou sua fase de inscrições com 105 propostas submetidas. O número reflete o grande interesse do ecossistema de inovação em contribuir com soluções tecnológicas voltadas para os desafios do setor turístico na região.

A iniciativa, desenvolvida pela Sudene, em parceria com a Embratur e o Porto Digital, conecta empresas de tecnologia a negócios turísticos da área de atuação da Sudene. A proposta é impulsionar a transformação digital, a competitividade e a sustentabilidade do setor, especialmente entre micro, pequenas e médias empresas.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destaca que o volume e a diversidade de inscrições comprovam o potencial do Nordeste como território de inovação aplicada ao turismo. “Estamos falando de uma ação concreta para acelerar a transformação digital do setor turístico, com foco nas micro, pequenas e médias empresas. Isso gera desenvolvimento econômico, emprego e fortalece a sustentabilidade do setor”, afirmou.

Segundo o gestor, o programa reforça o papel da Sudene como indutora da inovação no Nordeste, utilizando instrumentos como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), de forma inteligente e estratégica.

O Destino Futuro prevê investimento de R$ 2,8 milhões, com recursos do retorno das operações do fundo regional administrado pela Sudene. As startups selecionadas podem receber até R$ 530 mil em subvenção econômica, além de mentoria técnica, acesso a mercado e suporte para desenvolvimento de soluções personalizadas.

“Esse é um programa que efetivamente vai mudar a história de pequenos negócios no turismo, experiências que vão servir de farol sobre como investimentos feitos de forma estruturada em inovação geram resultados efetivos. E resultado no turismo significa mais geração de emprego e desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O processo seletivo agora segue para a triagem dos pré-projetos submetidos, com o objetivo de escolher 20 propostas de negócios e soluções que serão levantadas a partir das demandas do setor, além da apresentação das ideias e projetos para avaliação da banca. Posteriormente, serão selecionadas 10 a 15 propostas para a etapa de mentorias para escrita do projeto detalhado. O próximo passo é a seleção final e a contratação das 5 soluções com as melhores propostas, que contarão com acompanhamento e suporte do Porto Digital.

Fonte: Governo Federal

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Freepik
21/12/2025 14h00 Saiba como o excesso de telas afeta as habilidades motoras de crianças
Joédson Alves/ Agência Brasil
20/12/2025 08h27 Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários de programas sociais
Fábio Vieira/Metrópoles
19/12/2025 20h30 Laudo da PF diz que Bolsonaro precisa de cirurgia para hérnia
Breno Esaki/ Metrópoles/ @BrenoEsakiFoto
19/12/2025 12h00 TCU vê indícios de precipitação em liquidação do Master e dá 72h para BC se explicar
Reprodução/ Metrópoles
19/12/2025 09h01 Por 9 x1, STF encerra julgamento e derruba trechos do Marco Temporal
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado