Hospitais de Manaus têm situação caótica por falta de oxigênio | F5 News - Sergipe Atualizado

Covid-19
Hospitais de Manaus têm situação caótica por falta de oxigênio
Pacientes com covid-19 no Amazonas serão transferidos a outros Estados
Brasil e Mundo | Por F5 News 14/01/2021 18h05 |


Pacientes internados com Covid-19 estão sem ventilação devido à falta do insumo em Manaus, no estado do Amazonas. Diversos relatos que circulam nas redes sociais dão conta de que a situação é crítica e centenas de pessoas internadas correm risco de morrer.

O pesquisador Jesem Orellana, da Fiocruz-Amazônia, afirmou que "acabou o oxigênio e os hospitais viraram câmaras de asfixia". O Sindicato dos Médicos do Amazonas fez um apelo para que seja encontrada uma solução para o problema. "Transportar oxigênio de outros estados em caráter de guerra é uma necessidade para salvar vidas", disse Mário Vianna, presidente da entidade.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, hoje (14), novas medidas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19) e o consequente aumento do número de casos da covid-19 no estado. Entre as restrições está a proibição da circulação de pessoas nas ruas de todo o Amazonas, das 19h às 6h.

O governo estadual também já começou a transferir pacientes diagnosticados com a covid-19 para hospitais de outras seis unidades da federação (Goiás, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte) e recorreu à Justiça para que a empresa White Martins seja obrigada a fornecer todo o oxigênio hospitalar de que a rede pública de saúde do estado precisar.

Quanto à remoção de pacientes para outras unidades da federação, Lima garantiu que, além do traslado, o governo estadual vai oferecer apoio psicossocial para atender aos doentes e a seus parentes. “Estamos montando um grupo de apoio para esses pacientes e familiares que irão ser deslocados para os outros estados”, disse o governador.

Ontem (13), a demanda por oxigênio em estabelecimentos hospitalares públicos de saúde do Amazonas superou em mais de 11 vezes a média diária de consumo da terça-feira (12). Os hospitais particulares também já enfrentam dificuldades de abastecimento. 

A gravidade da situação no Amazonas motivou o governo do Pará a proibir a entrada em seu território de embarcações de passageiros provenientes do Amazonas, em vigor a partir de hoje (14).

 

*Com Agência Brasil

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução
14/01/2026 09h36 Banco Master: PF cumpre novas buscas contra Daniel Vorcaro
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
13/01/2026 09h44 Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Overclean
Freepik
13/01/2026 07h21 Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
12/01/2026 10h02 Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro
Wilson Dias/Agência Brasil
11/01/2026 20h00 Gestão de resíduos pode levar municípios a reduzir emissão de gases
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado