Festa junina na pandemia: dá para fazer um encontro seguro?
Médicos respondem sobre riscos envolvidos na realização de uma festa pequena Brasil e Mundo | Por Metrópoles 21/06/2021 09h10 |Na próxima quinta-feira (24) é comemorado o Dia de São João. Tradicionalmente, os festejos acontecem durante todo o mês de junho mas, assim como em 2020, as grandes comemorações tiveram que ser canceladas para evitar a transmissão do novo coronavírus.
Na opinião de médicos infectologistas, o cancelamento dos festejos é necessário diante da situação em que o país se encontra. Com um percentual pequeno da população vacinada e com um grande número de novos casos e mortes diárias provocadas pela Covid-19, não é hora de se juntar para oportunizar a transmissão do vírus.
No entanto, ainda há quem queira realizar eventos menores, com um grupo reduzido de convidados.
É possível fazer uma festa junina com amigos com 100% de segurança?
Não. Neste tipo de evento as pessoas tendem a se aglomerar e retirar as máscaras para comer e beber, o que aumenta o risco de transmissão do vírus.
A opção mais segura é comemorar apenas entre as pessoas que moram na mesma residência ou criar uma bolha social com um grupo restrito de amigos que tenham contato apenas entre si para tentar equilibrar proteção individual com interação social, sugere Victor Bertollo, médico infectologista do Hospital Anchieta de Brasília. Mas é fundamental que todos respeitem a orientação de não encontrar outras pessoas antes do evento.
Confira mais orientações no Metrópoles, parceiro do F5News.

