Entenda o que pode causar a crise de soluço que levou Bolsonaro ao HFA
O presidente se queixa de soluços desde que foi submetido a um procedimento odontológico, no último dia 3 Brasil e Mundo | Por Metrópoles 14/07/2021 15h00 - Atualizado em 14/07/2021 15h01 |Após mais de uma semana se queixando de soluços frequentes, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi submetido a exames na madrugada desta quarta-feira (14), no Hospital das Forças Armadas (HFA), para tentar identificar as causas do desconforto persistente.
De modo geral, o soluço é o resultado de uma contração involuntária do diafragma e outros músculos do tórax, seguido do fechamento da glote e vibração das cordas vocais, causando assim os ruídos característicos. Este espasmo é desencadeado por uma irritação de algum nervo, como o vago ou o frênico, ou ainda de parte do cérebro que controla os músculos respiratórios.
Na maioria das vezes, a causa não é grave. No entanto, médicos afirmam que, quando ele persiste por mais de dois dias, ou acompanhado de outros sintomas que indiquem doenças como pneumonia ou doenças cerebrais, é necessário fazer uma investigação da causa.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5News.

