Enem X pandemia: Startup sergipana conquista espaço na educação online | F5 News - Sergipe Atualizado

Enem X pandemia: Startup sergipana conquista espaço na educação online
Com foco no Ensino Médio, já são mais de dois milhões de alunos cadastrados em todo país
Brasil e Mundo | Por Aline Aragão 20/05/2020 09h40 - Atualizado em 20/05/2020 20h06 |


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 encerram na próxima sexta-feira (22), e mesmo com vários movimentos a favor de um possível adiamento das datas de aplicação das provas, em suas versões impressa e digital, o Ministério da Educação (MEC), até o momento, não demonstrou interesse no assunto. Dessa forma, quem vai fazer o exame não pode relaxar nos estudos, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, entre elas, as aulas online.

As plataformas de Educação à Distância (EAD) são bem conhecidas quando o assunto é curso técnico, profissionalizante, de graduação ou de língua estrangeira, mas para alunos de nível médio ainda é uma novidade que requer adaptação e muita disciplina. E foi pensando nesse público que há três anos surgiu o Explicaê, uma plataforma de estudos online voltada para alunos do ensino médio e principalmente para quem está estudando para o Enem. 

A plataforma funciona como um cursinho preparatório, só que online, com vídeoaulas, exercícios, apostilas e "todas as ferramentas necessárias para que o aluno possa se preparar de uma maneira completa para os vestibulares, Enem e as provas do colégio". 

O aluno estuda em casa, através de laptops, tabletes ou até mesmo via smartphones. Através da plataforma é possível organizar a rotina de estudos, com roteiro personalizado que aponta onde o aluno precisa melhorar.

"O nosso objetivo é auxiliar na preparação dos alunos através de um programa de estudos completo e dinâmico. Alguns meninos usam para se preparar para o Enem, outros como reforço escolar, o fato é que aqui eles encontram conteúdo pedagógico 100% autoral, um time de profissionais excelentes e uma forma leve de aprender, com muita inovação e interação. Tudo isso com planos a partir de R$ 10 mensais", explica o empresário David Barreto, diretor administrativo do Explicaê.

O começo

A plataforma partiu da ideia de um aluno e um professor de Aracaju que queriam gravar a resolução de uma prova do Enem e disponibilizar em um canal do Youtube. Um publicitário viu ali a oportunidade de um bom negócio e encontrou um investidor interessado. Em 2017 o Explicaê surgiu como startup. 

O negócio deu tão certo que se espalhou rápido por todo país e hoje já são mais de dois milhões de alunos cadastrados.

Pandemia
Especialistas avaliam que a educação é um dos setores mais impactados pela pandemia do novo Coronavírus. Que o país não estava preparado, que escolas, pais e alunos muito menos. O que se sabe é que a pandemia transformou a relação de ensino e aprendizagem e que a escola não será a mesma quando tudo passar.

A pandemia trouxe outras possibilidades para os empresários sergipanos. Um contrato com o Governo de São Paulo ampliou o público e agora todo conteúdo produzido em Sergipe será disponibilizado para estudantes da Rede Estadual de Ensino do estado paulista.
 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Tomaz Silva/ Agência Brasil
16/01/2026 12h30 Governo anuncia ferramentas para orientar candidatos do Enem
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
15/01/2026 17h08 Saiba quais países tiveram visto de imigração para os EUA suspenso
Redes Sociais
15/01/2026 12h30 Felca expõe ameaças de crianças após atualizações no chat do Roblox
Flávia Pacheco
15/01/2026 08h23 Projeto reduz infecções em hospitais públicos no país
Bruno Peres/ Agência Brasil
15/01/2026 07h18 Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado