Comoção nacional: protestos contra novo Código Florestal | F5 News - Sergipe Atualizado

Comoção nacional: protestos contra novo Código Florestal
Brasil e Mundo 20/04/2012 15h42 |


No dia 22 de abril, Dia da Terra, o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável – coalizão formada por quase 200 organizações da sociedade civil brasileira – e os movimentos Floresta Faz a Diferença e Mangue Faz a Diferença realizarão eventos em todo o Brasil para protestar contra a aprovação do projeto de lei do novo Código Florestal (PLC 30/2011). A votação está prevista para a próxima terça-feira. 
  
Haverá vários tipos de ação: marchas, pedaladas, passeatas, apitaços e flash mobs. O objetivo é alertar a todos sobre a degradação ambiental do planeta e de iniciativas que podem colaborar para melhorar ou piorar, esse quadro. Os manifestantes cobrarão também a presidenta Dilma Rousseff promessa de veto feita durante campanha eleitoral. Poderão participar das iniciativas ONG’s, representantes de movimentos sociais, sociedade civil, estudantes, cientistas, deputados ou qualquer pessoa interessada em aderir à causa. 
  
Em São Paulo, as ações começaram ontem na Adventure Sports Fair, Bienal do Ibirapuera, com distribuição das cartilhas sobre o Código Florestal e a campanha Veta Dilma no estande do #Florestafazadiferença na Adventure. Os principais problemas da proposta do Código Florestal é que estimula novos desmatamentos, anula multas de crimes ambientais, reduz Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de reservas legais e desobriga a recuperação da grande maioria das áreas ilegalmente desmatadas. 
  
Kenzo Jucá, especialista em políticas públicas do WWF-Brasil, afirma que “o texto aprovado no Senado é extremamente ruim e representa um retrocesso na legislação brasileira”. “Por isso, defendemos que a única solução é o veto da presidente, caso a Câmara dos Deputados insista em votar o projeto no dia 24”, diz ele. 
  
Apesar dos pedidos de cientistas, juristas, organizações da sociedade civil e movimentos sociais para que o processo seja revisto e realizado de forma responsável, o texto deve entrar na pauta da Câmara na próxima semana. O texto do relator Paulo Piau, porém, ainda não foi apresentado. 
  
Para Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, “o cenário é muito preocupante”. “O governo joga com o público ao dizer que quer o relatório antes, mas a previsão é que o texto saia na véspera da votação para evitar pressão da sociedade civil. O desenho está se dando como foi na última votação na Câmara, ou seja, na base da chantagem”, afirma. Ele diz ainda que teme que todas as controvérsias contidas na Emenda 164 voltem nesse novo relatório. 

Em Aracaju, neste domingo, 22, conforme divulgação do evento, haverá plantio e distribuição de mudas no Parque dos Cajueiros, a partir das 10h. 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Joédson Alves/ Agência Brasil
20/12/2025 08h27 Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários de programas sociais
Fábio Vieira/Metrópoles
19/12/2025 20h30 Laudo da PF diz que Bolsonaro precisa de cirurgia para hérnia
Breno Esaki/ Metrópoles/ @BrenoEsakiFoto
19/12/2025 12h00 TCU vê indícios de precipitação em liquidação do Master e dá 72h para BC se explicar
Reprodução/ Metrópoles
19/12/2025 09h01 Por 9 x1, STF encerra julgamento e derruba trechos do Marco Temporal
Reprodução Anvisa
18/12/2025 21h00 Anvisa aprova novo marco para medicamentos fitoterápicos no Brasil
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado