Renantique celebra Portugal medieval e Brasil imperial em concerto | F5 News - Sergipe Atualizado

Aniversário
Renantique celebra Portugal medieval e Brasil imperial em concerto
Evento será nesta sexta-feira (18), no Museu da Gente Sergipana, com entrada franca
Variedades 17/11/2022 07h30 |


O Conjunto de Música Antiga Renantique realiza o concerto de ‘Portugal medieval ao Brasil imperial: cantigas, vilancicos, romances luso-brasileiros, lundus & modinhas’ em comemoração aos 26 anos de fundação, no Museu da Gente Sergipana, na próxima sexta-feira (18), às 19h, com entrada franca. 

Para as celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil e para comemorar os 26 anos do grupo, o Renantique preparou desde o início desse ano, o programa ‘De Portugal Medieval ao Brasil Imperial’, no qual o grupo faz uma jornada musical de mais de três séculos: partindo de Portugal medieval, com as cantigas de amigo, de escárnio e maldizer, vilancicos portugueses e espanhóis do século XVI, romances luso-brasileiros, que são um grande elo entre a literatura e a música, até chegar ao Brasil colonial e imperial, com os lundus & modinhas, que também são cantados em Portugal. 

Durante esses 26 anos de trabalho com a Música Historicamente Instruída, o Música Antiga Renantique buscou datas históricas dos séculos XIII ao XIX (para os séculos XVIII e XIX exclusivamente a música colonial e imperial brasileira), de nascimento e falecimento de compositores, de documentos históricos como tratados sobre a gramática musical e instrumentos, de livros e publicações de obras musicais e literárias, e com isso, a montagem de repertórios alusivos com músicas que contextualizam o momento histórico a ser apresentado.

O concerto promete surpresas e muita emoção. Haverá a participação de dois cantores convidados: Edmundo Freire Teles que já foi integrante do Renantique e Yasmyn Bonifacio, soprano.  Haverá, também, homenagens a Adélia Vieira, cantora lírica e uma das fundadoras do Renantique e ao prof. Oscar Vasconcellos Costa, ambos estão completando 20 anos e 30 anos, respectivamente, de falecidos nesse mês de novembro e foram importantes na trajetória do Renantique.

 

Fonte: assessoria 

 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Variedades
Arquivo Pessoal
30/12/2025 22h38 Saiba quais as cores e o melhor banho para a virada do ano
Prefeitura de Porto da Folha/ Reprodução
30/12/2025 14h34 Carira celebra tradição e cultura com a grande Festa do Vaqueiro 2025
Redes Sociais
30/12/2025 14h10 Encontro Cultural de Laranjeiras divulga programação musical
Freepik/ Ilustrativa
30/12/2025 14h00 Como a “faxina de fim de ano” pode beneficiar sua saúde mental
Pe Fábio de Melo / Assessoria de imprensa
29/12/2025 10h39 Fábio de Melo faz forte desabafo após pressão para saída da igreja
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado