21 de abril: Conheça filmes inspirados na história de Tiradentes
A maior parte da seleção de filmes pode ser vista no YouTube, gratuitamente Variedades | Por Ana Carolina Alves 21/04/2023 07h30 |“Se dez vidas tivesse, dez vidas daria”, teria dito Joaquim José da Silva Xavier, de apelido Tiradentes, antes de sua execução na forca no dia 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro.
Tiradentes foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, conspiração da elite de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Durante a elaboração dos planos para a revolta, ela foi delatada ao governador da capitania e, no dia 21 de abril, Tiradentes foi julgado, enforcado e seu esquartejamento foi exposto como forma de desencorajar outras revoltas contra Portugal.
Tiradentes tornou-se um mártir e um símbolo da luta pela independência, e por isso, a data de sua morte é feriado nacional.
O setor audiovisual é um dos responsáveis por adaptar várias histórias, inclusive biográficas, para captar o público. É uma forma até de entreter tanto aqueles que conhecem, quanto os que não tem informações sobre registros históricos.
Como sugestão, F5 News selecionou cinco filmes sobre Tiradentes e a Inconfidência Mineira para você conferir no feriado.
Os Inconfidentes (1972)
O drama histórico dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, o mesmo diretor do clássico Macunaíma (1969), apesar de ser sobre a Inconfidência Mineira, coincide com o período da ditadura e por isso, traz metáforas ao regime militar iniciado em 1964. Os roteiristas do filme construíram diálogos que expressavam a falta de liberdade que cabia tanto no período colonial do Século XVIII, quanto durante a ditadura no século XX.É uma co-produção entre Brasil e Itália, baseada nos Autos da devassa, que são peças produzidas durante o processo judicial dos inconfidentes e em O Romanceiro da Inconfidência (1953), de Cecília Meireles.
Em novembro de 2015, o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Onde achar? Youtube
Tiradentes, o Mártir da Independência (1977)O filme de Geraldo Vietri, que é uma cinebiografia romanceada, foca na história de Tiradentes momentos antes de sua prisão e morte, trazendo aspectos de sua vida pessoal.
Onde achar? O filme também está disponível no Youtube
Tiradentes, o Mártir da Independência
Tiradentes (1998)
Diferente dos outros da lista, o drama biográfico-histórico de Oswaldo Caldeira opera sobre a tese de que Tiradentes foi condenado à morte por ser um dos poucos inconfidentes que não pertencia à elite, partindo do ponto que grande parte da elite da cidade estava ajudando a organizar a revolta, mas muitos sequer foram processados ou julgados.O longa mostra a perspectiva desde o início do movimento, quando Tiradentes uniu-se com amigos e intelectuais por seus ideais contra os abusos da coroa Portuguesa.
Onde achar?
Joaquim (2017)
O filme luso-brasileiro (colaboração entre Portugal e Brasil) competiu pelo Urso de Ouro, a principal premiação do Festival de Berlim, e uma das maiores do cinema mundial. Dirigido por Marcelo Gomes, o longa traz uma versão humanizada de Tiradentes, buscando quem era o homem por trás do mártir e como ele passou de um simples cidadão para um herói nacional.Onde achar?
O filme também está disponível no YouTube, este não gratuitamente. Mas vale a pena alugar, ao custo de R$ 6,90, já que é uma produção de cunho histórico bem avaliada, com uma boa acolhida da crítica no IMDB: 6,6/10.
Estagiária sob supervisão da jornalista Monica Pinto




