Valadares não garante escolher nome do PSB apenas por pesquisas | F5 News - Sergipe Atualizado

Valadares não garante escolher nome do PSB apenas por pesquisas
“Eu acho que devem ser levados em consideração diversos fatores”, diz
Política 13/11/2011 06h00 |


Por Miriam Donald e Joedson Telles  

O líder do Partido Socialista Brasileiro em Sergipe (PSB/SE), o senador Antônio Carlos Valadares, concedeu entrevista ao F5 News, na última sexta-feira (10), durante o Congresso Estadual do Partido, realizado em Aracaju, e teceu comentários sobre o processo sucessório, em 2012. Segundo ele, ao menos no PSB, até abril do próximo ano, Aracaju saberá se o candidato a prefeito da capital será o deputado federal Valadares Filho ou o estadual Adelson Barreto. Valadares comenta ainda a declaração do líder do PSC, o empresário Edvan Amorim, que defende uma sintonia entre as alianças feitas para o processo de 2012 e os acordos para 2014. “Ainda está muito cedo para assumir compromissos tão sérios”, diz. O senador não respalda as palavras de Adelson Barreto, que diz ter um acordo com ele no sentido de o candidato do PSB ser o melhor nome colocado nas pesquisas. A entrevista:

 

 F5 News - Quando o PSB definirá o nome que disputará a Prefeitura de Aracaju?

Antônio Carlos Valadares - Nos primeiros quatro meses do próximo ano. Até abril, acredito que nós tenhamos uma solução. A mais conciliar possível. Aqui em Aracaju, nós sempre tivemos uma aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT) e com o PC do B (Partido Comunista do Brasil) e há outros partidos também com desejo de apresentar candidatos, como o próprio PT. Até abril, nós estaremos de forma muito tranquila encontrando a melhor solução para as candidaturas que estão aí na boca do povo. Pelo Partido dos Trabalhadores, o Rogério Carvalho, a Ana Lúcia e o Sílvio Santos. O PSB tem dois nomes sendo apreciados, o Adelson Barreto e o Valadares Filho, e também o PSC (Partido Socialista Cristão) pode lançar candidato. Há também o deputado Federal Laércio Oliveira do PR (Partido da República), que sempre é lembrado. Enfim: são vários nomes. Agora, como encontrar um denominador comum em torno dessa questão, as lideranças que estão à frente do processo, o governador Marcelo Déda (PT) e o conselho dos partidos irão decidir.

 

F5 News  – O deputado Adelson Barreto diz que, pelo acordo que fez com o senhor, será candidato quem estiver melhor nas pesquisas. Essa tese está confirmada?

Valadares – Eu acho que devem ser levados em consideração diversos fatores. Um deles, e muito importante, é a formação de alianças partidárias, não só com propagandas na televisão, mas junto aos bairros e lideranças que existem em nossa capital e junto ao povo. Não se faz política sozinho. A política tem que se feita de forma coletiva.

 

F5 News - O partido já disse que não recua da candidatura a Prefeito de Aracaju. O PSB tem acordo firmado com o prefeito Edvaldo Nogueira como é ventilado na imprensa, mas não é confirmado pelo prefeito?

Valadares – Nós tivemos um acordo político nas eleições passadas para as eleições proporcionais para Senado e Governo do Estado. Com relação à prefeitura, existem conversações e articulações, mas não existe nada definido em torno do apoio ou não, mas isso poderá vir a acontecer por parte do prefeito Edvaldo Nogueira.

 

F5 News- E quanto a outros partidos da base aliada, como o PT e o PSC, o PSB terá o apoio deles? 

Valadares - Eu não sei porque isso é um assunto que está sendo cuidado por Valadares Filho e Adelson Barreto, que são os pré-candidatos. Só no próximo ano é que eu estarei falando da concepção desses objetivos.

 

F5 News - O líder do PSC, o empresário Edvan Amorim, diz que as alianças para a eleição de 2012 passam por acordos para 2014. O PSB, nestas circunstâncias, apoiaria uma possível candidatura de Eduardo Amorim ao governo, em troca de ter o apoio do PSC, agora em 2012?

Valadares - Ainda está muito cedo para assumir compromissos tão sérios.

 

F5 News - O PSB tem cargos no governo Marcelo Déda. Caso não haja sintonia com o PT para marcharem juntos em 2012, o partido está preparado para entregar os cargos, priorizando a Prefeitura de Aracaju?

Valadares – Na verdade, não estamos atrás de cargos. Estamos atrás de projetos que venham beneficiar o povo de Aracaju, o povo de Sergipe. Já passamos muitos anos na oposição. Vimos participar do governo Déda, e depois do governo do Edvaldo, mas passamos quase 20 anos na oposição. Não estamos acostumados a viver de cargos. Agora, quando o Partido dos Trabalhadores apresentar um candidato e nós apresentarmos outro, isso pode ser feito até em acordo, sempre consultando as possibilidades, que podem levar a isso, ao lançamento de dois candidatos.

 

F5 News - O que Aracaju pode esperar de um governo do PSC?

Valadares – Quem vai dizer é o povo. Nós ainda vamos aguardar, há muito tempo pela frente para fazermos uma projeção de quem vai ganhar e de quem vai perder. O fato é que se fizermos boas alianças iremos chegar lá.

 

Foto/Miriam Donald

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Kayo Magalhães/ Câmara dos Deputados
20/12/2025 08h31 Congresso aprova orçamento para 2026
Lula Marques/Agência Brasil
19/12/2025 16h21 Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas
Ascom
18/12/2025 17h39 Senado avança em proposta para transformar Reserva de Santa Isabel em Parque Nacional
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
18/12/2025 11h03 Quatro bancadas da Câmara acionam STF contra PL da Dosimetria
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
18/12/2025 11h00 Lula vetará dosimetria aprovada no Senado, que reduz pena de Bolsonaro
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado