TCE criará resolução com novas exigências aos gestores na área da educação | F5 News - Sergipe Atualizado

TCE criará resolução com novas exigências aos gestores na área da educação
Conselheira demonstra preocupação com classes multisseriadas, comuns em zonas rurais
Política 12/09/2019 17h00 |


​O desenvolvimento de ações que venham a contribuir para elevar a qualidade do ensino público em Sergipe voltou à pauta de discussões no Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na manhã desta quinta-feira (12). Na oportunidade, ficou definida a criação de uma nova Resolução na Corte, na qual constará a exigência de informações anuais do Estado e prefeituras na área da educação.

A proposta de Resolução será apresentada ao colegiado pela conselheira Susana Azevedo, após sugestão do conselheiro Carlos Alberto, vice-presidente do TCE. Ao se manifestar na sessão, a conselheira demonstrou especial preocupação com situações que "obstacularizam as boas práticas de ensino", a exemplo das classes multisseriadas, comuns em zonas rurais e povoados do interior. 

"É uma circunstância em que o professor trabalha, ao mesmo tempo, com alunos de séries e níveis de conhecimento diferentes, dificultando seu planejamento de aula e, principalmente, o aprendizado desses jovens", comentou Susana Azevedo, fazendo a ressalva de que tal formato não é realidade apenas em localidades de difícil acesso e baixa densidade demográfica.

A existência dessas salas e as devidas justificativas estarão entre as informações que passarão a ser exigidas dos gestores pela nova Resolução. “Faremos um estudo e analisaremos quais aspectos devemos cobrar para que tenhamos um panorama preciso quanto às práticas que devem ser evitadas ou adotadas em cada município sergipano”, destacou.

A conselheira sugeriu ainda a criação de um grupo de trabalho envolvendo instituições cujas atuações são essenciais para a melhoria da educação. Nesse sentido, foi agendado, para o próximo dia 25, no Tribunal, um encontro com representantes dos ministérios públicos do Estado (MPE), Federal (MPF) e de Contas (MPC), Secretaria de Estado da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). "Queremos nos unir para estabelecer um pacto e melhorar a educação em Sergipe", concluiu.

Fonte: TCE/SE

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Michael Melo/ Metrópoles
31/12/2025 11h33 Oposição consegue assinaturas para instalação da CPMI do Banco Master
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado