Secretaria Estadual de Cultura tem novo comando | F5 News - Sergipe Atualizado

Secretaria Estadual de Cultura tem novo comando
Sai Eloísa Galdino, entra Elber Batalha e Messias Carvalho na Aperipê
Política 22/01/2015 10h35 |


Por Elisângela Valença

Na manhã desta quinta-feira (22), o Museu da Gente Sergipana foi palco da mudança de comando da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O auditório ficou lotado para a transferência do cargo da comunicóloga Eloísa Galdino para o defensor público Elber Batalha Filho.

“Faço um balanço extremamente positivo. Acho que nós conseguimos implementar na secretaria algumas mudanças que estavam em sintonia com as mudanças que foram implementadas na Política Nacional de Cultura, como democratização das verbas, a política de editais”, pontuou Eloísa Galdino.

“Estabelecemos um diálogo permanente com os agentes da cultura, que nos permitiu elaborar projetos e editais, como o Festival Sergipano de Teatro, que era uma reivindicação de décadas, Semana Sergipana de Dança, evidenciamos a cultura popular com inúmeras ações com o foco do fomento da produção cultural e aproximação entre a população e a produção artística do nosso Estado”, completou a ex-secretária.

“A cultura sergipana avançou muito na gestão de Eloísa Galdino e nosso desafio é dar continuidade nesta sequência de avanços. Chego à secretaria com uma série de projetos e com intenção de ouvir todos os segmentos, produtores e agentes culturais, artistas, escritores, para somarmos as contribuições e, dentro da estrutura possível num momento de crise, que será vencido com criatividade, vontade e trabalho, cortando gastos, otimizando investimentos, buscando recursos”, garantiu Elber Batalha Filho.

A Presidência da Fundação Aperipê já tem nome definido: o radialista Messias Carvalho, que tomará posse na próxima segunda (26), às 9 horas, na sede da Fundação. “As expectativas são grandes. Temos que continuar com o processo de digitalização, construir uma nova FM, já que a AM vai se transformar em FM, entre outros”, afirmou Messias Carvalho.

A informação de que Messias assumiria a Fundação Aperipê começou a circular na última segunda (19) e gerou várias críticas entre comunicadores e sindicatos dos trabalhadores da área, pois Messias Carvalho faz parte do sindicato patronal.

Ele se afastou do sindicato e disse que manterá diálogo com os servidores para implementação do plano de carreira. “A questão de pessoal será prioridade. O servidor da Aperipê merece uma medalha de herói, porque não é fácil, dadas as dificuldades enfrentadas. Mas é um compromisso meu. Quero reunir a equipe em volta deste projeto, mas sem esquecer o bem-estar e a valorização do servidor, com plano de carreira, que não deveríamos estar discutindo, mas já estar implantado”, argumentou Messias Carvalho.

 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Assessoria de Comunicação
26/12/2025 16h16 Laércio Oliveira faz balanço de 2025 e projeta prioridades para Sergipe em 2026
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
26/12/2025 10h00 Lula lidera 1º turno, mas empata com Flávio no 2º, diz Paraná Pesquisas
Luis Nova/ Especial Metrópoles
26/12/2025 07h13 Direita chega a 2026 com divisão e Flávio “abençoado” por Bolsonaro
Redes sociais/Reprodução
25/12/2025 10h11 Em carta, Bolsonaro confirma indicação de Flávio como pré-candidato
Alese
23/12/2025 16h21 Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado