Projeto de Lei aumenta pena para crimes e golpes na internet | F5 News - Sergipe Atualizado

Senado
Projeto de Lei aumenta pena para crimes e golpes na internet
A proposta foi apresentada pelo senador Alessandro Vieira
Política 26/03/2021 13h00 |


Confirmação de dados, fraude amigável, boletos falsos ou o famoso Golpe do WhatsApp. É cada vez mais frequente o número de casos de crimes patrimoniais praticados com o auxílio de tecnologia. Atento aos fatos, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou esta semana um projeto de lei que pretende aumentar as penas e estabelecer nova regra de competência para os crimes na internet. 

O PL 1079/2021, de autoria do senador Alessandro, altera o Código Penal e o Código de Processo Penal para tornar as penas mais duras e trazer melhores resultados na inibição e na investigação dos crimes contra o patrimônio que são praticados à distância, através da internet. A proposta foi amparada em um estudo do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol-SE) que encaminhou sugestão legislativa ao senador. Segundo o estudo apresentado ao senador, a prática de crimes patrimoniais com o emprego da internet virou ocorrência cotidiana. Num só dia, cada delegacia do país chega a registrar inúmeros casos, notadamente de estelionatos.

Atualmente, quando a pessoa sofre algum tipo de fraude ou tentativa por um estelionatário, deve procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência. Tão logo identifique-se que a conta bancária do criminoso está em outro estado, as investigações têm que ser para lá transferidas e a vítima perde qualquer possibilidade de acompanhar o desfecho de seu caso.

Para o senador, “ o papel da vítima tem que ser de destaque num processo penal que se pretenda moderno. E, por essa razão, a importância do projeto de lei para que as ações penais dos crimes patrimoniais praticados com o auxílio de tecnologia que permita sua prática à distância passem a tramitar onde se deu o prejuízo da vítima e onde essa, normalmente, reside”.

Alessandro também propõe o aumento das penas fixadas para esses crimes, com o objetivo de desestimular os criminosos a continuarem a cometer esses delitos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
Assessoria de Comunicação
26/12/2025 16h16 Laércio Oliveira faz balanço de 2025 e projeta prioridades para Sergipe em 2026
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
26/12/2025 10h00 Lula lidera 1º turno, mas empata com Flávio no 2º, diz Paraná Pesquisas
Luis Nova/ Especial Metrópoles
26/12/2025 07h13 Direita chega a 2026 com divisão e Flávio “abençoado” por Bolsonaro
Redes sociais/Reprodução
25/12/2025 10h11 Em carta, Bolsonaro confirma indicação de Flávio como pré-candidato
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado