Prefeitos de SE podem ser processados por redução do isolamento | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeitos de SE podem ser processados por redução do isolamento
Recomendação do MPE defende respeito às medidas adotadas pelo governo do Estado
Política | Por Will Rodriguez 27/04/2020 10h04 - Atualizado em 27/04/2020 18h24 |


A flexibilização das medidas de isolamento social pode acarretar complicações judiciais para os prefeitos de municípios sergipanos. O Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), do Ministério Público de Sergipe (MP-SE), expediu recomendação para que os promotores ingressem com ações de improbidade administrativa contra os gestores que aplicarem diretrizes diferentes daquelas estabelecidas pelo Governo do Estado. 

A recomendação foi expedida após a sinalização das prefeituras de algumas cidades no sentido de autorizar alguns serviços. Em Nossa Senhora das Dores, no médio sertão do estado, a reabertura do comércio foi recomendada no final da semana passada. Já em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju, templos de igrejas católicas e evangélicas estão autorizados a retomar suas atividades. Na primeira cidade não  há nenhum caso confirmado de Covid-19, na segunda, já são seis pessoas infectadas pelo coronavírus.  

Essas medidas foram vistas com preocupação tanto pelo governo estadual quanto pelo Ministério Público. “A adoção de qualquer medida legislativa pelos Municípios que se afaste das diretrizes estabelecidas pela União e pelo Estado de Sergipe configura violação ao pacto federativo e à divisão espacial do poder instrumentalizada na partilha constitucional de competências, colocando em risco os direitos fundamentais à saúde e à vida, sobretudo pela sobrecarga Sistema de Saúde, que será suportada, preponderantemente, pelo Estado de Sergipe e pelo Município de Aracaju”, afirma o procurador-geral de Justiça Eduardo Barreto d’Avila Fontes.

A orientação do Ministério Público é que primeiro seja impetrada Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça, por ofensa à Constituição Estadual, sem descartar a possibilidade de ação penal contra o prefeito em questão pela prática das condutas penais previstas no Código Penal.

Em Sergipe, 175 pessoas já testaram positivo para Covid-19. Na tarde desta segunda-feira (27), o governador Belivaldo Chagas deverá informar, em entrevista coletiva, se manterá o decreto vigente com as medidas de isolamento social, ou se fará alguma modificação nele a partir desta semana. 
 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
Assessoria de Comunicação
26/12/2025 16h16 Laércio Oliveira faz balanço de 2025 e projeta prioridades para Sergipe em 2026
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado