Prefeito de Aracaju reconhece subnotificação de casos e anuncia medidas | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeito de Aracaju reconhece subnotificação de casos e anuncia medidas
Capital deve receber 10 mil kits para testagem em massa na próxima semana 
Política | Por F5 News 14/04/2020 16h06 |


Aracaju deve receber até a próxima semana 10 mil kits para a realização de testagem em massa do novo coronavírus. De acordo com a gestão municipal, o objetivo é dar um panorama mais realista da doença em Aracaju, que tem 36 casos confirmados e quatro mortes pela covid-19, até hoje.

Durante entrevista à imprensa, o prefeito Edvaldo Nogueira disse reconhecer que existe uma subnotificação de casos, mas com a chegada dos testes, será possível ampliar as informações sobre a doença e apresentar um panorama mais preciso.

“Entendemos que hoje temos subnotificação porque temos mais de duas mil pessoas que apresentaram sintomas de síndromes gripais, e isso abre a possibilidade para que mais pessoas em Aracaju tenham coronavírus. Não é uma precisão, mas há a possibilidade, por isso precisamos que cheguem os testes para construirmos um mapa epidemiológico mais exato. Com esses dados teremos novos caminhos a seguir”, disse.

O prefeito afirmou ainda que a gestão elaborou um novo Boletim Epidemiológico, que permite, através da utilização de sistemas tecnológicos, traçar um quadro de mapeamento do vírus. 
“Adotamos medidas capazes de nos dar toda a estatística das pessoas que têm coronavírus, assim como também os casos suspeitos, além das pessoas que estiveram em nossas unidades de saúde e apresentaram sintomas de síndromes gripais. Com esse levantamento, hoje sabemos quais as localidades da cidade fazem parte desse mapeamento e isso é muito importante para nossa atuação”, disse.

Edvaldo destacou ainda os impactos positivos do isolamento social em Aracaju e reforçou a importância de mantê-lo nos próximos dias.

 “Se hoje Aracaju possui 36 casos confirmados é porque adotamos antecipadamente as medidas de distanciamento social. As pessoas têm a impressão de que a situação está controlada em nossa capital, e de que já podemos voltar à rotina, mas não é assim. Fizemos estudos constantes e se hoje adotássemos medidas para liberação total do isolamento, em 30 dias precisaríamos de 1.200 leitos de retaguarda e aproximadamente 300 de UTI, uma estrutura que a Prefeitura e o Governo não teriam. Por isso é importante manter o distanciamento, no momento, enquanto buscamos soluções, nos preparamos. Com isso, poderemos encontrar alternativas para liberar, na medida, quando for preciso”, reforçou.

Hospital de campanha
Edvaldo explicou também sobre o processo para a construção de um hospital de campanha na capital, aumentando o número de leitos de retaguarda. “Será um hospital para 150 leitos, somente para coronavírus. Também estamos preparando unidades de saúde, e outras estruturas para receber e tratar as pessoas. É por isso que o isolamento se faz necessário, porque ele nos dá tempo para preparar um sistema capaz de atender a população. Os aracajuanos precisam entender que estamos todos preocupados. Ninguém queria o isolamento, nenhum governador, prefeito, gostaria de adotar medidas restritivas, mas é necessário e temos visto isso no mundo inteiro, porque ajuda a achatar a curva [de contágio]. Nenhuma sistema de saúde é capaz de dar vazão se muitas pessoas se contaminam, se há o pico de contaminação”, frisou.

Novo decreto

Sobre a reavaliação das medidas estabelecidas no decreto municipal, com validade até o dia 17 de abril, Edvaldo afirmou que novas determinações estão sendo avaliadas. “Estamos estudando e no dia 16 emitiremos um novo comunicado. Acreditamos que o isolamento ainda é importante, mas precisamos analisar os setores para que as melhores decisões sejam adotadas.  Acredito que saúde e economia andam juntas, mas é preciso colocar a vida como prioridade. No caso das escolas municipais, por exemplo, acreditamos que aulas não serão retomadas antes do final do mês. Mas estamos discutindo que decisão tomaremos”, declarou.

*Com informaçôes da AAN

Edição de texto: Monica Pinto
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
Assessoria de Comunicação
26/12/2025 16h16 Laércio Oliveira faz balanço de 2025 e projeta prioridades para Sergipe em 2026
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado