Número de candidatos a prefeito e vice aumenta em Sergipe
Política 02/10/2016 07h54 |Por F5 News
Mais pessoas se candidataram para concorrer a uma vaga de prefeito e vice-prefeito em Sergipe nas eleições proporcionais deste ano. Conforme balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram deferidas 238 candidaturas para prefeito e 243 para vice-prefeito. Há quatro anos, esse número era de 223 e 239, respectivamente. Com este cenário, a disputa ficou mais acirrada este ano com uma média de três candidatos para cada vaga.
O candidato a prefeito mais jovem no estado é Gabriel Oliveira (DEM), que com 22 anos, concorre à vaga de chefe do Executivo no município de Frei Paulo, no agreste central do estado. Já o candidato mais velho é da cidade de São Cristóvão, na região metropolitana, onde Lauro Rocha (PRB) tenta chegar ao terceiro mandato majoritário.
Já as mulheres disputam em 30 prefeituras sergipanas com 36 candidatas, mas em apenas uma cidade já há certeza de que o Executivo será comandado por uma mulher. Em Nossa Senhora da Aparecida, no agreste central, a disputa está polarizada entre Verônica Souza (PMDB) pela coligação “Aparecida vai continuar seguindo em frente” e Jeane de Jesus (PR) com a coligação “A Vitória do Povo”.
Dos 75 municípios sergipanos, apenas Aracaju tem o quantitativo mínimo de eleitores para que as eleições possam ter o segundo turno. De acordo com a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) é preciso ter mais de 200 mil eleitores no colégio eleitoral e a capital sergipana possui 397.228 eleitores, considerado o maior colégio eleitoral o estado.
