MPF recomenda à Prefeitura de Lagarto realizar licitações dentro da lei | F5 News - Sergipe Atualizado

MPF recomenda à Prefeitura de Lagarto realizar licitações dentro da lei
Política 26/07/2012 15h04 |


O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a prefeitura do município sergipano de Lagarto não insira cláusulas restritivas que limitem a competitividade das licitações do município. A recomendação tem o intuito de fazer com que a prefeitura corrija os erros que podem implicar em atos de improbidade administrativa.

Uma fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou irregularidades em licitações referentes aos recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), vindos do Ministério da Educação (MEC). Foram encontradas diversas cláusulas que comprometiam o caráter competitivo dos certames.

Foram detectadas, ainda, uma ausência de limites à subcontratação dos serviços licitados e uma divergência entre as rotas estimadas e a proposta comercial de preços contida na proposta da licitação.

O MPF recomendou que o prefeito de Lagarto observe as regras referentes aos procedimentos licitatórios para não criar cláusulas que frustrem o caráter competitivo da licitação. Também foi recomendado que no caso da modalidade de licitação “pregão”, a prefeitura deverá fixar preços máximos para a contratação dos produtos, exigir do vencedor do certame a comprovação do depósito das garantias contratuais e publicar na imprensa, de forma resumida, os extratos dos termos aditivos firmados.

A prefeitura de Lagarto tem o prazo de 90 dias para adotas as medidas sugeridas pelo MPF. Caso contrário, uma ação de improbidade administrativa poderá ser ajuizada.

Do MPF/SE

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Redes sociais/Reprodução
22/12/2025 14h06 Irmão de Zezé di Camargo & Luciano anuncia pré-candidatura por Sergipe
Pedro França/Agência Senado
22/12/2025 06h27 Entenda o corte de incentivos fiscais aprovado pelo Congresso
BRENO ESAKI/METRÓPOLES
21/12/2025 23h25 Dino suspende trecho de PL que libera emendas do orçamento secreto
Kayo Magalhães/ Câmara dos Deputados
20/12/2025 08h31 Congresso aprova orçamento para 2026
Lula Marques/Agência Brasil
19/12/2025 16h21 Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado