Moradores do povoado Sirizinho, em Rosário (SE), reclamam de abandono | F5 News - Sergipe Atualizado

Moradores do povoado Sirizinho, em Rosário (SE), reclamam de abandono
Política 11/10/2017 11h30 - Atualizado em 11/10/2017 15h40 |


Por F5 News

Moradores do povoado Siririzinho, em Rosário do Catete, a 37 km de Aracaju (SE), teceram críticas sobre a situação da comunidade. Entre os problemas, eles apontam transporte local sucateado, desabastecimento d’água, falta de iluminação e buracos em diversos trechos espalhados pela cidade.

Representantes do povoado estiveram na Câmara do Município, na segunda-feira (9), para reclamar da situação e pedir apoio dos vereadores. A falta de água, segundo os moradores, tem trazido transtornos há anos; o abastecimento, na maioria das vezes, é feito através de caminhão-pipa.  

“É inadmissível que as famílias da comunidade tenham que comprar água todos os dias, já que muitas não têm dinheiro nem para comprar o alimento”, disse o morador José Rocha, cobrando ainda que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) seja melhor utilizado para os jovens da cidade.

Durante a sessão, a presidente da Casa, Amélia Resende (PSC), lamentou o quadro e afirmou que a prefeitura teria dado prazo até o dia 30 deste mês para resolver os problemas. Segundo ela, a administração não tem feito o seu papel.

Ainda conforme a vereadora, 20 pessoas foram afastadas do Programa de Inclusão Social (PIS) do Município, mesmo todas observando os critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Isso é inaceitável. A Câmara está trabalhando para mudar essas situações”, disse Resende.

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rosário do Catete, afirmou que as reclamações dos moradores não procedem. Leia na íntegra.

“Não há desabastecimento de água no povoado, pelo contrário, a gestão municipal tem tido muita atenção a este povoado. Para resolver o problema do abastecimento de água que já vinha desde a gestão passada, abriu processo licitatório para a compra de duas bombas de água para abastecer o povoado, já que vândalos haviam furtado as bombas que abasteciam a comunidade. O processo já foi concluído e as bombas serão compradas e instaladas no local até o final deste mês, porém, é importante frisar que a população não ficou desassistida, já que dois caminhões pipa abastecem o povoado normalmente. Inclusive, hoje mesmo o transformador elétrico já foi instalado. A Secretaria de Obras iniciou a operação tapa buraco na sede e em Siririzinho. O povoado que havia sido abandonado pela gestão passada, também será contemplado pela operação. Quanto a iluminação, a Secretaria de Obras desconhece qualquer falta de iluminação. Pelo contrário, o povoado está bem iluminado, inclusive, a prefeitura vem dando a manutenção necessária. Também não procede a informação do sucateamento do transporte. Enquanto a gestão passada não se preocupou com o tema, o prefeito Vino Barreto acatou uma antiga solicitação dos moradores e comprou uma ambulância 0km. O carro fica à disposição da comunidade 24 horas, melhorando o atendimento à saúde da comunidade”, diz a nota.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

Atualizado para acréscimo de nota

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Alese
05/01/2026 08h32 Alese entra em recesso parlamentar e retoma atividades em fevereiro
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
02/01/2026 08h17 Lula sanciona Orçamento com veto a reajuste do Fundo Partidário
Michael Melo/ Metrópoles
31/12/2025 11h33 Oposição consegue assinaturas para instalação da CPMI do Banco Master
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado