Maioria da bancada sergipana deve votar a favor do impeachment
Sergipe será penúltimo Estado a votar na Câmara neste domingo Política 16/04/2016 20h00 |Da Redação
A partir das 14h deste domingo (17), a Câmara dos Deputados vota a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Até o último segundo governistas e a oposição articulam os votos dos indecisos, mas a maioria da bancada sergipana já fechou questão sobre o assunto e deve votar pelo encaminhamento do processo ao Senado Federal.
Já tinham declarado voto pela deposição da petista os deputados André Moura (PSC), Valadares Filho (PSB) e Laércio Oliveira (SD). “Sou a favor do impeachment por causa da falta de confiança no governo brasileiro. O governo vem demonstrando que é incapaz ou não deseja mudar a política econômica”, justificou Laércio em entrevista recente ao F5 News.
Esta semana, o deputado Adelson Barreto (PR) se juntou aos parlamentares favoráveis ao impeachment , segundo ele, após “conversar com o povo de Sergipe” e um consenso com a direção nacional da sua sigla. Já o deputado Jony Marcos (PRB) também declarou voto favorável ao processo ao placar da Agência Estado, motivado por orientação da direção nacional do seu partido, que foi o primeiro a debandar da base aliada. No entanto, sua assessoria de comunicação nega que ele já tenha fechado questão sobre o assunto.
Mantém posição contrária ao impedimento o deputado Fábio Mitidieri (PSD) e o petista João Daniel, que enxerga no processo um golpe na tentativa de criar crimes não cometidos pela presidente. “Queremos um país mais justo e confiamos que esse plenário dará a vitória e as ruas até domingo dirão que o povo brasileiro não está dormindo, mas na luta pela defesa da democracia, da Constituição Federal e pelo direito legítimo de a nossa presidenta Dilma governar até 2018”, afirmou na tribuna da Câmara, nessa sexta.
O deputado Fábio Reis (PMDB) é o único que, apesar de ter voto contra declarado no placar da Agência Estado, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. F5 News chegou a falar com o deputado por telefone, mas ao ser indagado sobre sua posição, desligou o aparelho e não atendeu mais. Na sua assessoria de comunicação, em Brasília, a informação é que o parlamentar está refletindo. O líder do seu partido na Câmara já encaminhou o voto pelo impeachment, já o líder do PMDB em Sergipe, o governador Jackson Barreto, permanece confiante que o aliado acompanha o governo.
Pela ordem de votação definida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a bancada de Sergipe será a penúltima a apresentar seus votos, acompanhando a seguinte ordem:
ADELSON BARRETO (PR)
ANDRÉ MOURA (PSC)
FÁBIO MITIDIERI (PSD)
FÁBIO REIS (PMDB)
JOÃO DANIEL (PT)
JONY MARCOS (PRB)
LAÉRCIO OLIVEIRA (SD)
VALADARES FILHO (PSB)
