Governo desiste de estudo sobre privatização da Deso | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo desiste de estudo sobre privatização da Deso
Política 26/02/2018 15h30 - Atualizado em 26/02/2018 15h42 |


Por F5 News

Durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (26), na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o governador Jackson Barreto anunciou o fim do contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estudos da possibilidade de privatização da companhia.

O governador disse que está ao lado dos 1.711 trabalhadores concursados e que em seu governo não haverá privatização da empresa.

“Fico com a consciência tranquila porque estou fazendo o que sempre fiz na minha história, defender o meu estado, o meu país e esses trabalhadores, até porque foi nosso governo que fez um concurso que levou à contratação de quase 700 novos trabalhadores. Tomei uma posição para manter o patrimônio do Estado, dos trabalhadores e da gente sergipana. Com esse ofício, suspendo o contrato e acabo com essa história de estudos e privatização da Deso”, afirmou o governador.

Jackson falou sobre a pressão que o seu governo enfrentou com relação ao projeto e destacou que não quer deixar a marca da privatização da Deso em seu governo. Disse também que a empresa tem a tarefa de levar água para a população sergipana e acredita que o anúncio sirva de motivação para os trabalhares continuarem fazendo o melhor.

 “Muitas vezes, fui ao BNDES tratar a respeito dos recursos de obras de outros projetos e os gestores do Banco me questionaram sobre a questão da Deso. Certa vez cheguei a uma agência do interior, uma senhora me questionou se iria privatizar a Deso e argumentou que a água é um bem de Deus, que não poderia privatizar esse bem. Isso me fez refletir sobre a sabedoria do nosso povo. Agora, chegou a hora de tomar uma posição definitiva”, disse.

De acordo com o presidente da Deso, Carlos Melo, o ato demonstra a coragem do governador e representa um alívio para os funcionários da casa. “Se fosse outro governador, que não tivesse essa visão, a Deso já estivesse privatizada. Jackson sofreu uma pressão muito grande e ainda vem sofrendo para elaboração desses estudos. Somos todos muito gratos. Contratamos 672 concursados nos últimos três anos. Nenhum governador contratou tantos como Jackson Barreto, ainda mais em um momento de crise e de pressão para privatização. Assinar esse documento, rescindindo esse contrato, beneficiando diretamente 1.711 funcionários e tantos prestadores de serviço, é um grande alívio para todos nós”, declarou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Sergipe (Sindisan), Silvio Sá, comemorou o anúncio. “Coincidentemente, essa data nos chega próximo ao mês de março, quando comemoraremos o Dia da Água, no dia 22, e este é um grande agradecimento. Faremos uma grande passeata, mas dessa vez não em tom de protesto, mas de agradecimento por essa conquista”, afirmou Silvio Sá.

Para a advogada da Deso, Mauricéa Monteiro, a data é um marco histórico para os trabalhadores. Segundo ela, com o ato o governador preserva os empregos e garante água à população carente. “O governador não fraquejou, manteve a posição dele. Hoje é um dia de vitória”, avaliou. 

*Com informações da Agência Sergipe

 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Ronald Almeida/PMA
09/01/2026 14h32 Pesquisa aponta 60% de aprovação da gestão Emília Corrêa em Aracaju
Reprodução / TRE-SE
09/01/2026 08h12 Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
09/01/2026 07h14 Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Marcelo Camargo/Agência Brasil
08/01/2026 15h28 Lula veta integralmente PL da Dosimetria
Alese
05/01/2026 08h32 Alese entra em recesso parlamentar e retoma atividades em fevereiro
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado