Governo de Sergipe pode decretar calamidade financeira próxima semana
Secretário de comunicação nega que secretarias vão pedir moratória das dívidas. Política 16/09/2016 11h12 - Atualizado em 16/09/2016 11h51 |Por Fernanda Araujo
O Governo de Sergipe pode decretar calamidade financeira, caso não haja sinalização positiva de ajuda do Governo Federal. A informação foi passada pelo secretário de Comunicação do governo (Secom), Sales Neto, ao portal F5 News.
Existe um acordo entre 16 governadores para decretar coletivamente estado de calamidade financeira, se o Governo Federal não conceder ajuda com recursos. O prazo para definição é a próxima semana e Sergipe irá acompanhar a decisão dos Estados. Segundo o governo de Sergipe, o Estado passa por uma crise financeira.
Já sobre a informação de que algumas secretarias poderiam pedir moratória de suas dívidas, ou seja, prorrogando ou o suspendendo o prazo para pagamento da dívida, a notícia foi negada pelo secretário. “É mentira. Não há essa discussão. Não vai haver necessidade”, contesta.
De acordo com o secretário, o governo está adotando medidas para atravessar a crise honrando seus compromissos com servidores e fornecedores. As medidas serão divulgadas na próxima semana.
E devido aos problemas fiscais o governo também tem atrasado ou parcelado os salários dos servidores. Esta semana os servidores de algumas secretarias receberam percentual de 30% do salário, tanto os ativos e inativos, de forma alternada. O secretário não confirmou quando o restante do pagamento será efetuado, como aos professores aposentados (foto) e delegados (abaixo). “O governo vai pagar o restante do mês de agosto e vai pagar uma parcela do mês de setembro ainda dentro do mês. Não recebi ainda as datas exatas da Sefaz (Secretaria da Fazenda)”, resume.
Fotos: ilustração-arquivo F5 News/Fernanda Araujo e Will Rodriguez

