Edvaldo promete acionar a Justiça para construir aterro sanitário | F5 News - Sergipe Atualizado

Edvaldo promete acionar a Justiça para construir aterro sanitário
Ele tem estudos sobre viabilidade, mas depende da licença da Adema
Política 23/09/2011 07h59 |


Por Joedson Telles

O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) está mesmo decidido a tirar do papel o projeto do aterro sanitário da Grande Aracaju. Na dependência de uma licença ambiental por parte da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Edvaldo assegurou, ontem à noite, quinta-feira 22, durante um jantar com jornalistas, que vai à Justiça, mas deixa o aterro pronto até o final do seu governo, em dezembro de 2012.

“Não estou pensando em mim. Não sou candidato a nada em 2012. Mas decidi fazer o aterro sanitário porque entendo, como prefeito da cidade, que é a solução mais viável para o que acredito ser um dos maiores problemas de Aracaju”, disse Edvaldo Nogueira, salientando que pesquisou o tema em boa parte do mundo.  “Estudos do mundo inteiro revelam que o aterro sanitário ainda é a melhor opção para resíduos sólidos.”

De acordo com Edvaldo Nogueira, o aterro sanitário pode ser construído num prazo de mais ou menos um ano. Estudos demonstram que em Aracaju é impossível realizar a obra sem agredir o meio ambiente. “A solução apontada pelo estudo é construir em Nossa Senhora do Socorro”, disse, explicando que o prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), lhe garantiu que, uma vez a Adema garanta a licença ambiental, ele não criará obstáculos. O aterro pode ser construído ao lado da lixeira da Palestina.

Uma vez saindo do papel, o aterro sanitário receberá o lixo não apenas da Grande Aracaju, mas também de outros municípios, a exemplo de Laranjeiras. Levando-se em conta o programa de reciclagem de lixo, o aterro, acredita o prefeito, terá uma vida útil de aproximadamente 11 anos.  E não receberá resíduos provenientes de construções e demolições.

“Só lixo doméstico. Quem for construir deve providenciar o local onde colocará o lixo. Iremos fiscalizar”, promete. Neste caso, a ideia é criar os chamados ecopontos. A previsão é Aracaju ter pelo menos 20. Além de tentar convencer a Adema, o prefeito Edvaldo Nogueira está ciente da necessidade de conscientizar a população de Aracaju sobre a necessidade de fazer a sua parte separando o lixo.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Kayo Magalhães/ Câmara dos Deputados
20/12/2025 08h31 Congresso aprova orçamento para 2026
Lula Marques/Agência Brasil
19/12/2025 16h21 Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas
Ascom
18/12/2025 17h39 Senado avança em proposta para transformar Reserva de Santa Isabel em Parque Nacional
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
18/12/2025 11h03 Quatro bancadas da Câmara acionam STF contra PL da Dosimetria
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
18/12/2025 11h00 Lula vetará dosimetria aprovada no Senado, que reduz pena de Bolsonaro
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado