Cidadania Digital: deputada sugere uso racional da tecnologia nas escolas | F5 News - Sergipe Atualizado

Cidadania Digital: deputada sugere uso racional da tecnologia nas escolas
O objetivo é fomentar a filtragem do acesso à Internet no ambiente escolar
Política 11/03/2020 10h49 |


Com o objetivo de incentivar a cidadania por meio do comportamento adequado, responsável e saudável, relacionado ao uso da tecnologia, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) protocolou, na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei que sugere a instituição do Programa Cidadania Digital. A iniciativa pode ser implementada a partir da adesão das escolas públicas e privadas de educação básica, no âmbito do Estado de Sergipe.

O objetivo é fomentar a filtragem do acesso à Internet no ambiente escolar, a fim de impedir a visualização de conteúdo prejudicial ou inadequado por alunos e funcionários da escola; incentivar o comportamento responsável, incluindo alfabetização digital, ética, segurança e conscientização dos perigos do uso excessivo; bem como educar a comunidade escolar para a utilização segura de tecnologia e promoção da cidadania digital.

“É nosso propósito, também, incentivar os pais a ensinar os seus filhos a usar a Internet com segurança”, afirmou a deputada, que está de licença médica em decorrência de um procedimento cirúrgico ao qual foi submetida. No seu entendimento, o processo de educação para a utilização segura de tecnologia poderá capacitar os alunos a fazerem as melhores escolhas on-line.

A deputada salientou que o Programa Cidadania Digital pode ser desenvolvido através da promoção e orientações, em tempo real, para professores que desejam compartilhar informações, ouvir dicas sobre como trabalhar os conteúdos em sala de aula e tirar dúvidas com psicólogos, por exemplo, sobre formas de lidar com casos de cyberbullying, exposição dos alunos na internet, entre outros.

Também pode ser usado para a oferta de cursos de formação de professores, com foco no uso apropriado da internet em sala de aula, palestras e oficinas com temáticas envolvendo prevenção a violações contra direitos humanos nas mídias on; além da realização de palestras, encontros e seminários com o objetivo de fomentar o uso responsável da internet relacionados a temas cotidianos, como crimes cibernéticos, fake news,  superexposição nas redes e proteção da privacidade.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
Assessoria de Comunicação
26/12/2025 16h16 Laércio Oliveira faz balanço de 2025 e projeta prioridades para Sergipe em 2026
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado