Mundial de Clubes: Botafogo mostra que ainda podemos com os europeus | F5 News - Sergipe Atualizado

Futebol
Mundial de Clubes: Botafogo mostra que ainda podemos com os europeus
Alvinegro faz 1x0 no PSG em torneio marcado pelo equilíbrio
Esporte | Por Agência Brasil 20/06/2025 14h17 |


A última vez que isso tinha acontecido foi em 2012. Desde então, havia uma certeza entre vários analistas e especialistas em futebol: não se batia mais de frente com o europeus e sua poderosa capacidade de investimento, de comprar os melhores jogadores do mundo – inclusive os nossos – e montar verdadeiras seleções mundiais.

Mas no meio do caminho tinha um Botafogo. Tinha um Botafogo no meio do caminho.

O Paris Saint-Germain entrou em campo sob os olhares certos de uma vitória. Afinal, venceram a Champions League impondo uma goleada sobre a Inter de Milão e, mais recentemente, aplicaram um 4x0 sem piedade no Atlético de Madrid, na primeira rodada da Copa do Mundo de Clubes. Portanto, uma vitória contra um time sul-americano parecia óbvia. Mas as coisas nunca são óbvias em se tratando de Botafogo.

O mesmo Botafogo virtualmente campeão Brasileiro em 2023 e que deixou o título escapar nas últimas rodadas. O mesmo Botafogo traumatizado pela derrota do ano anterior e que deu a volta por cima em 2024, vencendo o Brasileirão e a Libertadores. O mesmo Botafogo que perdeu seus dois principais jogadores para 2025, teve início errático na temporada e chegava cercado de dúvidas no mundial.

Foi esse Botafogo que parou o PSG, montou uma defesa tão eficiente que não expôs seu goleiro a maiores perigos. Deixou os europeus com a bola, girando de um lado para o outro sem opções de chegar ao gol de John.

Jogar sem bola também é jogar. E como dizem os norte-americanos em seus esportes com placares intermináveis de dois dígitos, ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos. E foi na batalha defensiva de Artur, recuperando a bola que sobrou para Savarino encontrar Igor Jesus em velocidade, que o alvinegro carioca mostrou que sim, jogamos o mesmo esporte que eles.

Na verdade, Donnarumma teve mais trabalho do que John durante toda a partida. Posse de bola é importante, mas não é tudo.

O brasileiro foi dormir nessa quinta-feira sabendo que sim, ainda podemos com eles. Neste mundial, Palmeiras e Fluminense já haviam batido na trave contra Porto e Borussia Dortmund, respectivamente. Por fim, o Botafogo chegou lá. Os europeus estão suando, e não é apenas pelo sol de meio-dia nos gramados dos Estados Unidos.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Esporte
Marco Galvão/ Agência Corinthians
21/12/2025 09h00 Copa do Brasil: veja histórico dos duelos após empate no jogo de ida
Netflix
20/12/2025 15h39 Anderson Silva nocauteia Tyron Woodley e vence luta de boxe em Miami
CBF
19/12/2025 07h39 Flamengo e europeus são indicados ao prêmio de melhor time do mundo
Reprodução redes Sociais
18/12/2025 08h16 Botafogo anuncia saída do técnico italiano Davide Ancelotti
Marco Galvão/ Agência Corinthians
18/12/2025 07h08 Copa do Brasil: Corinthians e Vasco iniciam final com empate sem gols
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado