Tesouro Nacional bloqueia repasse de FPM a 19 municípios sergipanos | F5 News - Sergipe Atualizado

Pendências
Tesouro Nacional bloqueia repasse de FPM a 19 municípios sergipanos
Está impedida a liberação das verbas dos dias 20 e 30 do mês até regularização
Economia | Por F5 News 21/11/2019 18h45 |


 

Dezenove municípios sergipanos tiveram o repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Com a retenção, estão impedidos de serem liberados os recursos dos dias 20 e 30 do mês até a sua regularização.

Conforme as informações no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), sistema de processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do Governo Federal, os municípios são Aquidabã, Arauá, Carira, Carmópolis, Feira Nova, Gararu, Indiaroba, Japaratuba, Laranjeiras, Macambira, Malhador, Nossa Senhora Aparecida, Pacatuba, Pedrinhas, Pinhão, Pirambu, Poço Redondo, Salgado e Santo Amaro das Brotas.

A SNT divulgou no último dia 19 a lista dos municípios brasileiros que estavam impossibilitados de receber as verbas federais. O bloqueio automático se dá sempre que houver inadimplência com a Secretaria da Receita Federal, como pendências junto ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou em caso de dívida ativa na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A Receita não usa os recursos bloqueados.

A Constituição prevê o envio de recurso federal sob condições de receitas em dia. Os municípios que estiverem listados, segundo orientação da Secretaria, devem buscar informações junto ao órgão representante no Estado para que regularizem a situação e os recursos sejam liberados. 

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os repasses geralmente são disponibilizados nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Após a regularização das pendências, o município recebe a parcela bloqueada na data seguinte de liberação. 

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Edição de texto: Will Rodriguez
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Moema Costa
14/01/2026 17h00 Prefeitura da Barra dos Coqueiros congela valor do IPTU para 2026
Igor Matias
14/01/2026 16h16 Servidores públicos estaduais já podem antecipar o 13° salário no Banese
Valter Campanato/Agência Brasil
14/01/2026 15h11 INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Freepik
14/01/2026 10h44 Dólar oscila e Bolsa sobe com EUA x Irã e nova operação contra Vorcaro
Marcelle Cristinne
14/01/2026 09h05 Confira as vagas de emprego abertas em Aracaju e como se candidatar
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado