“Há grandes desafios para manter resultados positivos em 2025”, prevê economista | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
“Há grandes desafios para manter resultados positivos em 2025”, prevê economista
Rodrigo Rocha defende um planejamento estruturado e de longo prazo como estratégia
Economia | Por Monica Pinto 08/12/2024 13h55 |


Em que se pese um cenário de incertezas – realidade corriqueira em meio às nuances complexas da macroeconomia nacional -, 2024 trouxe muitas boas notícias nesse campo ao país. No aspecto da justiça social, sobressaiu uma da maior relevância prática sobre a qualidade de vida da população: 8,7 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza no país. “Numericamente, essa população recuou de 67,7 milhões para 59 milhões, seu menor contingente desde 2012”, diz o IBGE.

Mas, de modo geral, o que pode nos reservar 2025? F5 News conversou com o economista Rodrigo Rocha, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Sergipe.  Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual e mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais, ele antecipa perspectivas vislumbradas para o Brasil e especificamente para Sergipe. Confira.

“Os fatos econômicos mais fáceis de serem vistos interferindo diretamente na vida das pessoas estão relacionados ao emprego, renda e inflação, mas esses fatos influenciam e são influenciados por diversos outros dados/fatores”, ressalva o economista.

Ele cita crescimento do PIB projetado para 2024, bem acima do previsto pelo mercado no início do ano e que, na prática, impacta a geração de emprego e de renda para a população. “PIB crescendo possibilita mais empregos surgindo, em especial os empregos com carteira assinada - trabalho formal -, pois as empresas precisam contratar mais colaboradores e com isso mais dinheiro circula, estimulando o consumo e gerando uma espiral positiva na economia”, disse Rodrigo Rocha ao F5 News.

Há, porém, riscos e tendências associados a essa espiral a princípio positiva, mostra o economista: “Quando aumenta o emprego e o consumo, isso pode ter impacto significativo no aumento da inflação, indicador este que também é impactado pelo dólar, pois compramos muitos insumos e bens e serviços diversos no mercado internacional”. Prossegue ele: “se o valor do dólar fica mais alto, também fica mais caro adquirir tudo que precisamos importar para atender à demanda da economia brasileira”.

Rodrigo Rocha classifica como outro desafio para a economia brasileira o ajuste nas contas públicas. “Quanto maior a dívida do governo, em relação ao que arrecada (receita oriunda de tributos e de outras fontes diversas), maior a dificuldade de realizar investimentos públicos e atrair investimentos privados internacionais, fundamentais para manter, de forma sustentável, o crescimento do emprego e da renda”, explica.

Ele reforça o apagar das luzes de 2024 como um momento positivo, porém antecipa “grandes desafios para manter esses bons resultados em 2025”.

Quadro de Sergipe

Rocha lembra que Sergipe não é uma ilha e também fica à mercê dos efeitos de questões macroeconômicas, como a inflação e o dólar. Porém, ressalva o economista, o Estado tem conseguido atrair investimentos relevantes e gerar muitos empregos formais.

“São dados muito importantes para os sergipanos”, avalia, situando que o momento favorável também é reforçado pelos bons resultados nas contas públicas. “Isso possibilita ao Estado ter um papel relevante nos investimentos públicos, que possuem papel estratégico para o desenvolvimento estadual”, diz.

Como encaminhamentos estratégicos, Rocha diz ser necessário reforçar políticas públicas relevantes como o estímulo à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). “Isso possibilita o aumento da competitividade das empresas sergipanas e, consequentemente, um crescimento mais rápido e de forma sustentável ao longo do tempo, permitindo, assim, a geração de mais empregos e com melhores remunerações”, disse ao F5 News.

Segundo Rodrigo Rocha, tudo isso deve fazer parte de um planejamento estruturado, de longo prazo, a exemplo da iniciativa do governo chamado "Sergipe 2050". “Ela tem potencial para direcionar programas e ações que possibilitarão ao Estado conseguir manter uma trajetória de crescimento, sofrendo menos com as crises cíclicas, normais em qualquer economia”, prevê.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
22/12/2025 17h29 Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar
Agência Brasil
22/12/2025 15h58 Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
Freepik
22/12/2025 10h36 Dólar opera estável com Focus e tarifas da China sobre UE. Bolsa recua
José Cruz/ Agência Brasil
22/12/2025 10h07 Mercado reduz previsão da inflação para 4,33% este ano
Tomaz Silva/ Agência Brasil
22/12/2025 09h00 Prêmio da Mega da Virada chega a R$ 1 bilhão
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado