Fechamento de empresas não é culpa só da crise, analisa economista | F5 News - Sergipe Atualizado

Fechamento de empresas não é culpa só da crise, analisa economista
Número de empresas fechadas cresce quase 95% em Sergipe
Economia 28/10/2015 13h05 |


Por Will Rodrigues e Fernanda Araujo

O número de empresas que baixaram as portas este ano em Sergipe já é quase 95% maior do que o registrado nos nove primeiros meses do ano passado. Até setembro 2.788 encerraram as atividades, enquanto no mesmo período do ano passado 1.400 tinham sido extintas. O número de fechamentos em 2015 também já é 43% maior do que o total de empresas fechadas durante todo o ano passado (1.949). Por outro lado, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) também registrou até setembro, 3.117 novos negócios em território sergipano, um crescimento tímido de 1,3% comparado ao ano passado, quando foram abertas 3076 empresas. Economistas acreditam que os dados devem ser observados com cautela e não culpam apenas o atual momento de instabilidade econômica nacional.

O presidente da Jucese, George Trindade, indica que, além da crise, o número crescente de empresas fechadas está diretamente relacionado à Lei Complementar 147/2014, que modificou o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A partir de janeiro deste ano, todas as empresas passaram a obter a baixa de seus registros na Junta Comercial sem a necessidade de apresentar certidões negativas de débitos. “Muitas empresas que estavam ativas na Junta Comercial, porém não funcionavam mais, estão tendo a oportunidade de se regularizar”, diz.

A economista da Fecomércio Sergipe Sudanês Pereira aponta que a recessão da economia brasileira começou a se refletir em Sergipe no final do primeiro trimestre deste ano, com a desaceleração das vendas no comércio e no setor de serviços, provocando demissões em massa, mas ela reconhece que os empresários têm se esforçado em manter seu negócio.  “Antes de fechar a loja, o empresário traça um plano estratégico, reposiciona os funcionários, faz a parte dele até onde dá. Quando as vendas caem, começa a pensar em fechar e demitir”, explica.

Sudanês ainda acrescenta outras variáveis entre os motivos que levam ao fechamento, entre elas o aumento nas contas de água, da energia elétrica e ainda de tributos como o ICMS proposto pelo Governo do Estado, por exemplo. “Não há sinalização do estado para indicar um caminho. Se tivéssemos política pública nesse setor de comércio e serviços melhoraria a situação. Tanto o nosso comércio quanto o setor de serviços de Sergipe não têm um encaminhamento com a indústria (para facilitar as negociações), o que seria uma alternativa importante”, acredita.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Breno Barreto, salienta que o momento é de cautela e a classe empresarial vive dias de receio, mas entende que a saída é trabalhar com criatividade. “Algumas lojas já estavam com dificuldades. A crise existe, mas em alguns setores mais e em outros menos. Temos que ter prudência para falar de fato o que está acontecendo e o que é especulação. O empresário que quiser se manter vai ter que tomar suas medias, algumas indústrias automobilísticas, por exemplo, estão acordando com os sindicatos a redução da carga horária para diminuir o custo de folha de pagamento. O principal é ter cautela, criatividade e ânimo”, sugere.

Sudanês concorda que este é o momento de abusar da criatividade e de melhorar as estratégias de vendas, apostando, sobretudo, nas promoções. “Melhor vender o estoque bem para ele adquirir recursos e comprar produtos novos que aí vai chamar mais cliente”, avalia Sudanês. 

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