Agrese realiza audiência pública para discutir revisão da margem bruta do gás canalizado | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Agrese realiza audiência pública para discutir revisão da margem bruta do gás canalizado
Evento reuniu autoridades e especialistas para debater a revisão tarifária da Sergas
Economia 25/03/2025 14h55 |


A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) realizou, na manhã da última segunda-feira, 24, a Audiência Pública nº 001/2025. O evento aconteceu no auditório da Agrese e teve como principal objetivo discutir a revisão da margem bruta do gás canalizado no estado. Durante a audiência, representantes de diversos órgãos, setores e especialistas apresentaram suas contribuições sobre o tema. A discussão permitiu uma ampla participação da sociedade, reforçando a transparência do processo regulatório. 

A Agrese tem a responsabilidade de revisar as tarifas de gás no estado e submeter as propostas à análise da sociedade. A audiência seguiu o regulamento vigente, que determina a consulta pública antes da definição dos valores tarifários.

De acordo com o diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira, a audiência teve um papel fundamental ao garantir que todos os agentes do setor de gás canalizado pudessem contribuir. “Tivemos uma participação qualificada de representantes de diversos segmentos. As contribuições apresentadas servirão de base para a definição da nova margem bruta da concessionária Sergas”, destaca. 

Segundo o diretor da Câmara Técnica Tarifária (CAMAT), Francisco Pedro de Jesus Filho, a participação social é essencial para aprimorar a metodologia utilizada na definição da margem bruta. “Apresentamos a proposta e reforçamos a importância da interação dos interessados, pois suas contribuições são fundamentais para o aperfeiçoamento da nova margem que será estabelecida”, explica.

Já o presidente da Associação dos Consumidores de Gás Natural do Estado de Sergipe (Ascongás), Celso Hiroshi Hayasi, ressaltou a relevância da regulação para o equilíbrio do setor. “O gás natural é uma concessão do estado e sua distribuição é regulada pela Agrese. A audiência é essencial para garantir a modicidade tarifária, a sustentabilidade econômica da concessionária e a infraestrutura de distribuição do gás, permitindo que Sergipe se torne mais competitivo e favorecendo o desenvolvimento econômico”, afirma.

A audiência pública foi considerada exitosa pela Agrese, por garantir um debate amplo e transparente sobre um tema de grande impacto para consumidores e para o setor de gás canalizado em Sergipe. As sugestões apresentadas serão analisadas e consideradas na definição da nova margem bruta da Sergas.

Fonte: Governo de Sergipe 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Coderse
22/12/2025 06h44 Irrigação pública estadual bate recorde com produção de 134,5 mil toneladas de alimentos
Agência Brasil
20/12/2025 14h00 IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro
Marcello Casal JrAgência Brasil
20/12/2025 10h00 Fundações sem fins lucrativos pagam salários maiores que empresas
Fernando Frazão/Agência Brasil
19/12/2025 13h45 Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
Ascom/ Caixa
19/12/2025 12h12 CAIXA e Governo de Sergipe firmam parceria para inovação digital
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado