Sergipe se destaca no país e mantém todas as praias próprias para banho
Indo na contramão do cenário nacional, monitoramento semanal da Adema garante segurança aos banhistas e reforça a qualidade ambiental do litoral sergipano Cotidiano 13/01/2026 11h34 - Atualizado em 13/01/2026 13h32 |Com a chegada do verão e o aumento do fluxo de banhistas no litoral, a balneabilidade das praias passa a ser uma das principais preocupações da população. Em um cenário nacional de alerta, no qual o levantamento divulgado pela Agência Folha aponta que apenas 30% das praias brasileiras estão próprias para banho, Sergipe segue em sentido oposto e mantém todas as suas praias classificadas como adequadas para o contato com a água.
No estado, o controle da qualidade da água é feito pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), por meio do Laboratório de Análises Químicas e Microbiológicas, localizado na área da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). O monitoramento permite transparência nas informações e garante segurança à população.
Segundo o químico e gerente de monitoramento ambiental do Laboratório de Análises Químicas e Microbiológicas da Adema, Fabiano de Souza Resende, o acompanhamento da balneabilidade ocorre de forma sistemática ao longo de todo o ano. “A Adema realiza o monitoramento semanalmente. A gente analisa 20 praias, sendo nove em Aracaju, quatro no litoral sul e sete no litoral norte. As coletas são feitas, geralmente, às segundas e terças-feiras, e os resultados são divulgados às sextas-feiras, tanto no site quanto no Instagram da Adema”, explicou.
As análises seguem os critérios estabelecidos pela Resolução n° 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define limites para classificar as praias como próprias ou impróprias para o banho. De acordo com Fabiano, o principal parâmetro avaliado é a presença de coliformes termotolerantes, indicador da qualidade sanitária da água. “Trata-se de uma análise bacteriológica. A água é coletada, filtrada e incubada por 24 horas em estufa a 44,5 graus. Para que a praia seja considerada própria para banho, o resultado precisa apresentar até mil colônias”, detalhou.
Ainda de acordo com o químico, como o monitoramento é semanal, os resultados avaliados são das últimas cinco semanas. “Se em duas delas a praia apresentar condição imprópria, ela já passa a ser classificada como imprópria para banho. Quando, pelo menos, 80% dos resultados estiverem dentro dos padrões estabelecidos, a praia é considerada própria”, complementou.
Caso alguma praia apresente alteração nos padrões de qualidade, os órgãos competentes são acionados e a população é informada de forma imediata, por meio de boletim divulgado no site e Instagram da Adema.
Com o monitoramento ambiental, o Governo de Sergipe reafirma o compromisso com a preservação dos recursos naturais, a saúde pública e a valorização do seu litoral, que segue como um dos principais atrativos turísticos do estado durante todo o ano.
Aprovação
Para quem visita Sergipe e, especificamente, as praias do estado, sente de perto a confirmação da limpeza das águas, o que se torna mais um atrativo para turistas, por exemplo.
De Rondônia, a família da Farmacêutica Patrícia de Souza veio a Sergipe pela primeira vez aproveitar a alta estação. Entre tantos pontos chamativos, as praias sergipanas foram um motivo a mais para a família pensar em voltar. “Me surpreendeu bastante, principalmente pela beleza e limpeza das praias. Saber que as praias daqui estão apropriadas para banho dá mais tranquilidade, até porque temos duas crianças, de 4 e 8 anos, e me preocupo com isso, ainda mais por saber que em outros locais do país não existe essa mesma balneabilidade. Com certeza, nos anima ainda mais para fazer uma segunda viagem a Sergipe”, contou.
Assim como os rondoniense, os pernambucanos de Petrolina da família de Glauco e Iolanda Bione também aprovaram as praias de Sergipe. “É a nossa primeira vez em Sergipe e gostamos muito da experiência. As praias, então, são ótimas, a água muito boa, quentinha, limpa. Sem dúvida, saber que as praias daqui são limpas, nos dá tranquilidade, afinal, é salubre. O banho daqui é ótimo, com água calma”, ressaltou Iolanda. “Gostamos tanto que estamos pensando em nos mudar para cá”, completou Glauco.
Fonte: Governo de Sergipe
