NovAju leva internet gratuita a mercados e pontos turísticos da capital
Projeto piloto tem o objetivo de facilitar as transações comerciais, especialmente pagamentos via Pix e máquinas de cartão Cotidiano | Por Agência Aracaju 15/01/2026 06h35 |A oferta de internet gratuita e de qualidade nos mercados municipais e pontos turísticos de Aracaju começa a se tornar realidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) está executando o projeto piloto do NovAju, iniciativa voltada à ampliação do acesso à conectividade em espaços estratégicos da capital.
O NovAju, que é desenvolvido pela Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação (Cogetin), consiste na implantação de rede de internet gratuita em mercados municipais e pontos turísticos, com o objetivo de facilitar as transações comerciais, especialmente pagamentos via Pix e máquinas de cartão. Além disso, o projeto consiste em contribuir para a experiência de turistas e moradores, permitindo o acesso a informações sobre a história e os atrativos dos locais visitados.
A primeira fase do projeto foi implantada, em 2025, no Mercado Municipal Vereador Milton Santos, localizado no conjunto Augusto Franco. O espaço concentra feirantes, ambulantes e moradores que enfrentavam dificuldades relacionadas à instabilidade de conexão, sobretudo no momento das vendas. O NovAju obteve resultados positivos em termos de qualidade e velocidade da internet ofertada.
Em 2026, a Prefeitura implantou a segunda etapa na Praça Hilton Lopes, onde acontece a Feira do Centro, realocada em outubro do ano passado. A meta da gestão é ampliar gradualmente o NovAju, levando o serviço a outros pontos da cidade.
Para acessar a rede, não é necessário fornecer dados pessoais. O usuário deve apenas ler o QR Code disponível nos pontos atendidos, informar o número de telefone e, em seguida, já estará conectado à internet, com acesso liberado dentro e no entorno dos ambientes contemplados.
A expectativa é que o NovAju alcance novos espaços ainda este ano. A partir dos resultados do projeto piloto e da contratação de novos links por meio de licitações, a Prefeitura pretende expandir o serviço para pontos turísticos como o Mirante da 13 de Julho, os Arcos da Atalaia e outros mercados municipais.
