Aracajuano é autuado pela Receita Federal por transportar 700 ampolas para emagrecer
O homem foi parado durante fiscalização de rotina na BR-277, na cidade de São Miguel do Iguaçu, no Paraná Cotidiano | Por F5 News 09/01/2026 09h24 |Na noite da última segunda-feira (05), a Receita Federal do estado do Paraná apreendeu durante fiscalização de rotina, um empresário sergipano em posse de uma carga com 715 ampolas de medicamentos para emagrecimento à base de Tirzepatida e 35 canetas de Retatrutide, durante fiscalização de rotina na BR-277, em São Miguel do Iguaçu (PR).
Os medicamentos foram encontrados no porta-malas de um veículo com destino a cidade de Cascavel (PR) e que posteriormente seriam levados para Aracaju. Os emagrecedores estavam ocultos nas embalagens de perfumes e alfajores.
Durante a abordagem, o motorista do carro afirmou ter sido contratado pelo passageiro para transportar os medicamentosa apenas até a cidade paranaense. Já o passageiro, natural de Aracaju, afirmou ser o proprietário dos medicamentos, que seriam comercializados na capital sergipana.
Os agentes da Receita Federal encaminharam o veículo para sede da Alfândega em Foz do Iguaçu (PR) para a contabilização das mercadorias. Os dois homens, serão alvo de representação fiscal para fins penais junto ao Ministério Público Federal (MPF) e poderão responder pelo crime de descaminho
Anvisa
De acordo com a Resolução-RE nº 4.641, da agência, é proibido em todo o território nacional a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e transporte desses produtos. A medida se deve, principalmente, aos riscos de falsificação, armazenamento inadequado e à falta de acompanhamento médico.
