Aracaju lança monitoramento da glicemia para pacientes com diabetes tipo 1
A iniciativa assegura o acesso gratuito à monitorização contínua de glicose Cotidiano | Por F5 News 16/12/2025 11h01 |A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou nesta segunda-feira (15), no auditório Padre de Melo da Universidade Tiradentes (UNIT), o projeto pioneiro “Sem Medir a Vida.
A iniciativa assegura o acesso gratuito à monitorização contínua de glicose para pessoas com diabetes tipo 1 atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, com entrega inicial dos sensores e acompanhamento especializado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR).
Durante o evento, os pacientes receberam o primeiro sensor Libre 2 Plus, que permite o acompanhamento glicêmico em tempo real, com leituras automáticas, alarmes para alterações de glicose e duração de até 15 dias, reduzindo drasticamente a necessidade de punções diárias nos dedos. A partir de agora, os sensores e leitores serão dispensados mensalmente pelo SUS municipal, garantindo continuidade do tratamento.
Atualmente, a maioria das pessoas com diabetes tipo 1 depende da medição capilar, método invasivo e doloroso, especialmente para crianças e adolescentes. Com o novo projeto, Aracaju democratiza o acesso a um insumo de alto custo, historicamente inacessível para muitas famílias, promovendo mais conforto, segurança e qualidade de vida aos usuários da rede pública.
Além da entrega dos dispositivos, o “Sem Medir a Vida” assegura acompanhamento multiprofissional integral no Ambulatório de Referência em Endocrinologia do CEMAR, com endocrinologistas pediátricos e de adultos, enfermeiros especializados e nutricionistas. O protocolo municipal contempla pacientes de 2 a 22 anos, residentes em Aracaju e em acompanhamento regular no ambulatório.
