Saiba eficácia e segurança de vacinas contra Covid aprovadas no Brasil
Imunizantes da AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Butantan integram plano de vacinação Brasil e Mundo | Por Metrópoles 17/06/2021 07h42 |Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os brasileiros agora contam com fórmulas de seis laboratórios para o combate à doença. O governo distribui as doses de acordo com o público a ser imunizado, e a recomendação é que a população não escolha o fármaco, nem deixe de tomar a injeção por não ser da empresa preferida.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou o registro das vacinas da AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech, e concedeu o uso emergencial para os imunizantes Coronavac e Janssen. A Covishield, vacina da AstraZeneca fabricada pela Fiocruz, também recebeu a aprovação emergencial antes do registro.
O órgão regulador autorizou a importação de lotes específicos da vacina indiana Covaxin e da russa Sputnik V, por alguns estados que entraram com pedido. A solicitação de uso emergencial da vacina chinesa CanSino ainda está em análise, aguardando informações complementares.
Todas as fórmulas aprovadas até o momento cumprem as recomendações de segurança e efetividade descritas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Saiba mais sobre cada uma delas no Metrópoles, parceiro do F5News.
